O Centenário da U.Porto regressa de férias

07 de Setembro de 2011

Viajar ao Antigo Egito, dar de caras com imagens “impossíveis”, discutir Arquitetura com os dois únicos Pritzkers portugueses e conhecer a obra de uma das mais importantes figuras da arte portuguesa contemporânea. Ao longo das próximas semanas, estas são apenas algumas das propostas originais que estarão "em cartaz" na cidade do Porto. Basta para isso seguir uma das muitas sugestões de exposições que a Universidade do Porto vai promover no último trimestre de 2011, integradas nas comemorações do Centenário da instituição.

Neste regresso das celebrações após as férias de Verão, todos os caminhos começam por dar ao edifício da Reitoria, palco escolhido para receber, a partir de 22 de Setembro, a exposição "Coleção Egípcia do Museu de História Natural da Universidade do Porto". À espera dos visitantes estará uma verdadeira aula de História em três dimensões, proporcionada pela centena de peças que compõem o núcleo egiptológico da U.Porto, configurando aquela que é a segunda maior coleção de antiguidades faraónicas conservadas em Portugal.

Também a 22 de Setembro é inaugurada (com abertura ao público no dia 23), na Casa Andresen (Jardim Botânico), a primeira de duas exposições que a Universidade dedica, em 2011, a Armanda Passos. Neste momento inicial, intitulado "Reservas", os visitantes vão ter a oportunidade de conhecer parte da obra a óleo sobre tela assinada pela artista plástica portuense. Já a partir do dia 20 de Outubro, cabe à sua "Obra Gráfica" inspirar a exposição que estará patente no edifício da Reitoria (com abertura ao público no dia 21). Em ambos os casos, apreciadores ou meros curiosos vão poder observar o traço singular de Armanda Passos, nome grande da arte contemporânea portuguesa e figura ligada à U.Porto e à cidade enquanto antiga estudante da Escola Superior de Belas Artes (antecessora das atuais faculdades de Arquitetura e de Belas Artes).

Ainda em Setembro (data a definir), a Biblioteca Almeida Garrett apresenta “As Preciosidades Bibliográficas da Universidade do Porto”. Reunindo os saberes acumulados ao longo de vários séculos, esta exposição, concebida a partir do acervo das Bibliotecas da U.Porto, pretende refletir o desenvolvimento do conhecimento ao longo do tempo.

Já em Outubro, o Centenário volta com novas e originais propostas. É nessa data que a Casa Andresen promete surpreender com uma exposição única centrada na obra de Harold Edgerton, o homem que, nos anos 30, espantou o mundo com um conjunto de técnicas inovadoras de fotografia capazes de revelar vários fenómenos que o olho humano jamais conseguira captar. Quase 80 anos depois, “o homem que se atreveu a parar o tempo” revela-se então em "Harold Edgerton, Fragmentos de Tempo", exposição com inauguração marcada para o dia 12 (mais informações).

Mas nem só de novidades se faz a agenda do Centenário. Até 30 de Outubro (de terça-feira a domingo), a história do ensino e da investigação científica na cidade do Porto está à distância de uma passagem pela sala de exposições temporárias do Museu Nacional Soares dos Reis. É ali que encontramos "Dois Séculos: Instrumentos Científicos na História da Universidade do Porto", a exposição que reúne dezenas de objetos ligados às mais variadas áreas do saber científico e que passaram pelas mãos de alguns dos mais importantes nomes da Ciência nacional dos últimos 200 anos (mais informações).

Todos os eventos referidos são de entrada livre a toda a população. Mais informações em http://centenario.up.pt.