Imagens “impossíveis” estão a chegar ao Porto

01 de Outubro de 2011

Na segunda metade da década de 30, o norte-americano Harold Edgerton espantou o mundo com um conjunto de imagens que, recorrendo a técnicas inovadoras de fotografia, revelavam vários fenómenos que o olho humano jamais conseguira captar. Quase 80 anos depois, “o homem que se atreveu a parar o tempo” vai voltar a surpreender em “Harold Edgerton, Fragmentos de Tempo”, título da exposição que chega à cidade do Porto a partir de 12 de Outubro, integrada nas comemorações do Centenário da Universidade do Porto e da sua Faculdade de Ciências (FCUP).

Engenheiro de formação e apaixonado pela fotografia, Edgerton (1903 – 1990) notabilizou-se como professor no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Foi aí que desenvolveu o inovador flash estraboscópico, uma técnica de fotografia ultra-rápida que permite “parar” o tempo numa imagem fotográfica, permitindo observar fenómenos que o olho humano não é capaz de gravar no cérebro.

O exacto momento de um globo a explodir, o corpo de um golfista em movimento e a sequência de uma bala a atravessar uma maçã são apenas alguns dos “flashes” capturados por Harold Edgerton graças à luz estraboscópica. Momentos  que vão poder ser apreciados, até final do ano, numa mostra inédita que terá como palco o não menos sugestivo espaço da Casa Andresen (Jardim Botânico do Porto).

Para além do contacto com imagens de grande beleza estética, os visitantes vão poder ainda perceber de que forma as técnicas de Edgerton foram aplicadas nos mais variados campos do conhecimento: como inspiraram descobertas científicas sobre o comportamento de espécies animais (insectos, aves, peixes e mamíferos como os morcegos); como permitiram compreender o movimento dos atletas durante a prática desportiva; como foram essenciais para o desenvolvimento da tecnologia sonar submarina utilizada, entre outros, pelo ocenógrafo francês Jacques Cousteau; ou como ajudaram a fazer História quando aplicadas na captação das fotografias aéreas que determinaram o desembarque na Normandia.

Com inauguração prevista para dia 12 de Outubro, pelas 18 horas a exposição vai estar patente na Casa Andresen, no Jardim Botânico do Porto (Rua do Campo Alegre, 1191), até 8 de Janeiro de 2012, e pode ser visitada de quarta a domingo, das 14h30 às 18h30. A entrada é livre.

Uma festa, dois Centenários

“Harold Edgerton, Fragmentos de Tempo” marca então mais um episódio do programa de eventos que, desde o início do ano, tem levado as comemorações do Centenário da U.Porto a toda a cidade. A exposição celebra com especial relevo os 100 anos da Faculdade de Ciências, instituição criada em 1911 na sequência da fundação da Universidade e que promete para 2011 "várias iniciativas com o objectivo de salientar aspectos nucleares da história e da cultura FCUP".

"Encontrou-se na exposição a simbiose de momento, movimento, ciência e arte que reflecte exemplarmente a mensagem a transmitir: a realidade é o momento presente mas que só faz sentido ancorado no passado e projectado para o futuro. Esta integridade deverá continuar a orientar esta Escola para o fragmento temporal dos próximos 100 anos", resume o texto de apresentação da exposição.

Mais informações sobre a obra de Harold Edgerton em http://edgerton-digital-collections.org/