Verão à descoberta do Centenário da U.Porto

24 de Julho de 2011

Se o mês de Agosto coincide com a ida de férias para boa parte da comunidade U.Porto, a verdade é que não vão faltar motivos para (re)visitar a Universidade ao longo das próximas semanas. Basta para isso seguir uma das várias sugestões de exposições que a U.Porto promove ao longo deste período, integradas nas comemorações do Centenário da instituição.

Neste roteiro ao encontro da história, iniciamos o caminho na “casa-mãe” da Universidade (Edifício da Reitoria), palco principal da «Vida e Obra de Gomes Teixeira». Assim se designa a exposição / homenagem que a U.Porto dedica ao primeiro reitor e Figura Eminente da instituição em 2011.

Organizada em parceria com a Câmara Municipal de Armamar, a mostra – inaugurada no passado dia 14 de Julho – traça o percurso pessoal, científico, institucional de Francisco Gomes Teixeira. Através de "documentos ligados à sua vida familiar, fotografias, livros e objectos emblemáticos das funções de professor e de reitor (como a borla e o capelo, ou o retrato a óleo), o visitante é então convidado a conhecer o homem, o matemático, o professor, o historiador e o viajante que, em 1911, assumiu os destinos da Universidade.

Paralelamente à exposição sobre Gomes Teixeira, a Sala de Exposições Temporárias da Reitoria propõe ainda uma viagem no tempo até «1886-1929 - O Desenho de Modelo nas Belas-Artes». Aqui se pretende demonstrar a "importância do modelo nu no contexto artístico luso" a partir de um conjunto de obras pertencentes ao acervo da Faculdade de Belas Artes (FBAUP). As duas exposições estarão patentes até ao dia 31 de Agosto de 2011, de segunda a sexta-feira das 10h as 13h e das 14h as 18 horas. A entrada é livre.

Saindo da Reitoria (não esquecer uma passagem pelas salas do Museu de História Natural e do Museu de Ciências), seguimos até ao Museu Nacional Soares dos Reis, ao encontro de «Dois Séculos: Instrumentos Científicos na História da Universidade do Porto». Falamos de uma oportunidade rara de revisitar a história do ensino e da investigação científica na cidade do Porto através de objectos ligados às mais variadas áreas do saber científico e que passaram pelas mãos de alguns dos mais importantes nomes da Ciência nacional dos últimos 200 anos.

Patente desde o passado dia 18 de Maio, esta exposição reúne peças do século XIX e inícios do século XX pertencentes ao espólio do Museu de Ciência da U.Porto e da Faculdade de Ciências. Isto num caminho que abrange as instituições que antecederam a Universidade - Aulas de Náutica, Desenho e Matemática da Real Academia de Marinha e Comércio (1803-1837); e Gabinetes de Física, de Química e de História Natural da Academia Politécnica (1837-1911) - e se projecta até aos laboratórios da actual Faculdade de Ciências, fundada em 1911.

A exposição" estará patente até dia 30 de Outubro, de terça-feira a domingo, na sala de exposições temporárias do MNSR.

Novidades em Setembro

Mas se a agenda de Agosto promete, o regresso às aulas vai trazer um conjunto renovado de eventos pensados para celebrar com a população os 100 anos da maior universidade portuguesa. Assim, e ainda no âmbito das comemorações do Centenário, vai estar patente, a partir do dia  22 Setembro, na Reitoria, a exposição “Colecção Egípcia do Museu de História Natural da Universidade do Porto”. Trata-se da reunião da centena de peças do núcleo egiptológico da U.Porto, um espólio resultante da troca de antiguidades arqueológicas entre a Universidade e Governo alemão em 1926.

Também no dia 22, vai ser inaugurada, na Casa Andresen, a primeira de duas exposições que a Universidade dedica a Armanda Passos: uma da sua obra a óleo sobre tela e outra versando a obra gráfica da artista plástica (29 de Outubro, Edifício da Reitoria). Em ambos os casos vai ser possível observar o traço singular de um nome grande da arte contemporânea portuguesa.

Ainda em Setembro, a Biblioteca Almeida Garrett apresenta “As Preciosidades Bibliográficas da Universidade do Porto”, uma exposição concebida a partir do acervo das Bibliotecas da U.Porto e que pretende reflectir o desenvolvimento do conhecimento ao longo dos séculos.

Mais informações em http://centenario.up.pt.