U.Porto presta homenagem a Francisco Gomes Teixeira

12 de Julho de 2011

Francisco Gomes Teixeira, primeiro reitor da Universidade do Porto há 100 anos, é a Figura Eminente da instituição em 2011. Em ano de centenário, a U.Porto prepara-se assim para assinalar a vida de uma das principais figuras da sua história com uma homenagem que terá início no dia 14 de Julho, com um concerto e a inauguração de duas exposições nos espaços da Reitoria.

Agendada para as 18h30, a sessão abrirá com um concerto do grupo de cordas "Fine Music String trio", a ter lugar no Salão Nobre da U.Porto. Segue-se a inauguração das exposições «Vida e Obra de Gomes Teixeira» e «1886-1929. O Desenho de Modelo nas Belas-Artes».

Organizada em parceria com a Câmara Municipal de Armamar, a exposição «Vida e Obra de Gomes Teixeira», apresenta a faceta científica e institucional, mas também a faceta pessoal de Gomes Teixeira. De acordo com o comissário da exposição, Carlos Correia de Sá, vão exibir-se "documentos ligados à sua vida familiar, desde a carta à madrinha escrita aos 9 anos de idade, às fotografias de avô embevecido com netos sentados nos joelhos". Vai ser possível ver "objectos, como a borla e o capelo, ou o retrato a óleo, emblemáticos das funções de professor e de reitor, no fundo a razão próxima desta homenagem". Vão também disponibilizar-se "as principais obras impressas do matemático, do historiador e do viajante".

A outra exposição, "1886-1929 - O Desenho de Modelo nas Belas-Artes", pretende demonstrar a "importância do modelo nu no contexto artístico luso" a partir de um conjunto de obras pertencentes ao acervo da Faculdade de Belas Artes (FBAUP). Isto porque, acrescenta José Maria da Silva Lopes, comissário da mostra e professor da Faculdade de Arqutiectura (FAUP), "se durante o século XVIII prevalecia como protótipo do modelo-vivo o nu masculino, os finais de oitocentos auspiciavam outras tipologias (...) O Nu Feminino, os Jovens e os Velhos surgem como os marcos de uma revolução em surdina que ocultava no seio do Academismo as tentações do modernismo".

As duas exposições estarão patentes até ao dia 31 de Agosto de 2011, de segunda a sexta-feira das 10h as 13h e das 14h as 18 horas. A entrada é livre.

Celebrar o legado

A homenagem a Francisco Gomes Teixeira prossegue no Outono com conferências sobre aspectos da vida do Porto e da Universidade no tempo de Gomes Teixeira. Nos primeiros meses de 2012, haverá uma série de actividades mais centradas na matemática sobretudo destinadas a alunos das Escolas Secundárias da região do Porto. Não esqueçamos, acrescenta Carlos Correia de Sá, que "Francisco Gomes Teixeira foi o maior matemático português do seu tempo!"

Francisco Gomes Teixeira leccionava na Universidade de Coimbra quando, em Novembro de 1883, por motivos familiares, se transferiu para a Academia Politécnica do Porto, onde, em 1886, ocupou o cargo de director. Leccionou a 3.ª (1887) e 2.ª cadeiras (1889) e promoveu a reforma das disciplinas de Matemática. Após a criação da Universidade do Porto, em 1911, Gomes Teixeira foi nomeado reitor. Sete anos mais tarde foi proclamado reitor honorário, mas continuou, até 1929, a dar aulas de "Calculo Differencial e Integral" na Faculdade de Ciências. Neste ano recebeu, ainda, o título de director honorário do Instituto de Investigação de História das Matemáticas, organismo que já anteriormente dirigia.

De acordo com José Marques dos Santos, actual reitor da U.Porto,  foi "graças ao trabalho do seu primeiro reitor que a Universidade  pôde rapidamente evoluir das duas faculdades iniciais, Ciências e Medicina, para uma diversificação de saberes e uma autonomização de escolas". Por tudo isto "no ano em que comemora o primeiro Centenário, a U.Porto não podia, pois, deixar de homenagear uma das suas personalidades históricas mais emblemáticas".