Centenario Universidade do Porto
Myspace U.PortoFacebook U.PortoTwitter U.Porto
NEWSLETTER
 
RSS  RSS

“Cinco Séculos de Desenho” leva 2 mil à FBAUP

  Partilhar
16 de Abril de 2012

Mais de um mês depois de ter dado a conhecer ao mundo uma das mais valiosas coleções artísticas alguma vez apresentadas por uma Escola portuguesa, a exposição “Cinco Séculos de Desenho na Coleção da Faculdade de Belas Artes da U.Porto” despede-se no próximo domingo, 22 de abril, do Museu da FBAUP. Esta semana será por isso a última oportunidade para visitar o evento que, desde a inauguração, a 15 de abril, já levou cerca de 2 mil pessoas à FBAUP ao encontro da história do Desenho de alguns dos seus mais ilustres intérpretes.

 

Resultado da reunião de mais de 300 peças – muitas das quais nunca antes expostas ao público - pertencentes ao acervo da FBAUP, esta mostra propõe um percurso único desde a Florença do Renascimento até ao Porto do século XXI. Tudo isto à luz da afirmação do desenho enquanto “disciplina nuclear” do ensino artístico na cidade.

 

Nesta viagem no Tempo e na Arte comissariada por Francisco Laranjo, diretor da FBAUP, o visitante pode conhecer vários desenhos italianos dos séculos XVI e XVII - onde se destaca uma obra original de Leonardo da Vinci – no primeiro núcleo da mostra. Ainda no museu da FBAUP é possível desvendar os 232 anos de história do ensino artístico no Porto através dos desenhos da Academia (2º núcleo), um conjunto de obras dos séculos XVIII e XIX assinadas por artistas como Francisco Vieira Portuense, Henrique Pousão e Acácio Lino.

 

Recorde-se que a exposição engloba um terceiro núcleo, patente no Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR) até 20 de maio. O acervo exposto reúne mais 150 obras doadas especialmente para a exposição por artistas contemporâneos (séculos XX e XXI) ligados à Escola de Belas Artes do Porto.

 

Para o sucesso dos “Cinco Séculos de Desenho… ” tem também contribuído o programa alargado de visitas guiadas aos três núcleos da exposição”, lideradas pelos comissários da mostra. A próxima visita guiada aos núcleos da FBAUP está marcada para domingo, dia 22 de abril, às 16 horas, e será orientada por Mário Bismarck.

 

Note-se que podem ser agendadas visitas durante a semana, mediante marcação. Os interessados devem inscrever-se através do e-mail: joana@fba.up.pt . A participação na visita é gratuita para a comunidade U.Porto (estudantes, pessoal docente e não docente), mediante apresentação de cartão identificativo. Para os restantes interessados o custo de participação é de 3 euros. A visita terá um limite máximo de 25 participantes.

 

O bilhete normal para os dois primeiros núcleos da exposição custa 1,50 euros. A entrada é gratuita para todos os estudantes da U.Porto (mediante a apresentação do cartão de estudante).


 
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
« Retroceder  |  Topo da Página  |  Imprimir
«AGOSTO 2016»
DSTQQSS
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031
PRÓXIMO EVENTO
Dia da Universidade 2012 22 de Março de 2012

A tradicional Sessão Solene do Dia da Universidade será o ponto culminante das celebrações do Centenário da Universidade do Porto. Pelo Sal...

 
 
FICHA TÉCNICA   |   POLÍTICA DE PRIVACIDADE   |   TERMOS E DIREITOS
copyright 2010 U.PORTO todos os direitos reservados       PRODUCED BY 4Best 4Best

Website
Arquivado