Centenario Universidade do Porto
Myspace U.PortoFacebook U.PortoTwitter U.Porto
NEWSLETTER
 

Mensagem do Reitor

  Partilhar


Ao longo de 2011, a U.Porto vai comemorar o centenário da sua fundação. Trata-se de uma efeméride de grande simbolismo para a Universidade, pelo que preparámos um programa comemorativo que consideramos atractivo, mobilizador e dignificante. Estão previstos eventos de divulgação científica, exposições de acervos museológicos, manifestações artísticas, competições desportivas, edições especiais de livros, conferências temáticas, encontros de reflexão, entre outras iniciativas de inegável interesse público. Tudo isto para que os 100 anos da U.Porto sejam condignamente celebrados e, deste modo, a instituição veja reforçada a dinâmica académica que tem vindo a relevar ao longo da sua história.

As comemorações do centenário da U.Porto estão abertas a todos os interessados. É com muito gosto que convidamos, não apenas a comunidade académica nacional e internacional, mas os cidadãos em geral para a celebração dos nossos 100 anos. Aliás, é nossa intenção que as comemorações sirvam, justamente, para consolidar o espírito dialogante, cooperativo e solidário que tem marcado o relacionamento da U.Porto com a sociedade onde está inserida.

Não obstante, a celebração do centenário é também uma oportunidade de reforçar a coesão interna da instituição. Tratando-se da maior universidade portuguesa – com cerca de 30.000 estudantes, mais de 1.920 docentes/investigadores (ETI) e quase 1.700 funcionários –, é natural que a U.Porto tenha de desenvolver um esforço constante de agregação e identificação. Ora, tendo em conta o simbolismo da data e o programa de iniciativas previsto, as comemorações dos 100 anos vão certamente promover o sentimento de pertença à Universidade, mobilizar energias internas e congregar vontades na prossecução de objectivos comuns.

Por outro lado, contamos com a forte presença da comunidade académica nacional e internacional na celebração do centenário, de forma a aprofundar as relações de amizade, cooperação e desenvolvimento que temos com instituições congéneres. Esperamos, pois, que as comemorações incentivem o intercâmbio interuniversitário, factor essencial para o avanço do conhecimento em qualquer área científica.
Resta dizer que o programa do centenário não visa a mera glorificação do passado. Com o contributo de todos, é nosso intuito aproveitar a data para reflectir, debater e preparar o futuro da U.Porto à luz dos ensinamentos históricos de um legado que muito nos orgulha. As instituições do ensino superior têm um papel fundamental na promoção dos valores da ciência, da inovação tecnológica, da criatividade artística e do pensamento humanístico. E é esse papel que desejamos cumprir na celebração do centenário.

 

José Carlos Marques dos Santos

Reitor da Universidade do Porto



- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
« Retroceder  |  Topo da Página  |  Imprimir
«AGOSTO 2016»
DSTQQSS
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031
PRÓXIMO EVENTO
Dia da Universidade 2012 22 de Março de 2012

A tradicional Sessão Solene do Dia da Universidade será o ponto culminante das celebrações do Centenário da Universidade do Porto. Pelo Sal...

 
 
FICHA TÉCNICA   |   POLÍTICA DE PRIVACIDADE   |   TERMOS E DIREITOS
copyright 2010 U.PORTO todos os direitos reservados       PRODUCED BY 4Best 4Best

Website
Arquivado