Centenario Universidade do Porto
Myspace U.PortoFacebook U.PortoTwitter U.Porto
NEWSLETTER
 
 

Ludgero Marques: “Gostaria que a U.Porto continuasse a desenvolver boas relações com as Empresas”

  Partilhar
O Olhar de...

- Empresário português

- Presidente do Conselho de Administração da Cifial – Centro Industrial de Ferragens

- Presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP) / Associação Industrial Portuense entre 1985 e 2008

- Antigo estudante da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), com Licenciatura em Engenharia Mecânica (1968)

 

- Como é que teve origem a sua ligação à Universidade do Porto?

 

Depois de passar pela Escola Académica do Porto para obter o Curso Comercial e porque sempre quis ser Engenheiro, fiz equivalência ao antigo sétimo ano do Liceu. Para tal, tive de fazer dois anos no Instituto Industrial do Porto e em regime livre a Cadeira de Filosofia no Liceu D. Manuel Segundo.

Fiz o Serviço Militar Obrigatório, que durou 39 meses na Aviação. De seguida fui para Coimbra e fiz os preparatórios. Regressei ao Porto e formei-me em Engenharia Mecânica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Guardo as melhores recordações da faculdade.

 

- Qual a importância da U.Porto no seu percurso profissional?

 

Como estava ligado à Indústria do meu Pai - fábrica de ferragens e fechaduras - tirei o máximo de partido da Universidade, tendo um apoio dos Professores, nomeadamente o Prof. Vasco Sá, que me corrigia os trabalhos que eu ia desenvolvendo na empresa, onde a tecnologia ainda era muito retrógrada. Fui verdadeiramente Engenheiro, durante trinta anos e gostei de o ser. Fui e ainda hoje sou engenheiro por vocação.

 

- Como avalia o papel desempenhado pela Universidade no seio da comunidade (cidade, região, país) e de que modo ele se poderá projectar para o futuro?

 

No tempo em que realizei o meu curso na FEUP, ainda existiam os cursos intermédios: as Escolas Industriais e os Institutos Industriais.  Os Engenheiros, nas fábricas, estavam permanentemente a ser ajudados e pressionados pelos "Engenheiros Auxiliares, ou Técnicos" e até pelos elementos das Escolas Industriais (de "fato macaco"). Nessa altura os Engenheiros tinham uma cadeia de apoio técnico, que ajudava a comunicar com os trabalhadores.

Quando iniciei a minha carreira formal de Engenheiro, não havia mais nenhum Engenheiro, ou qualquer coisa que se parecesse. A percentagem de trabalhadores com o antigo 7º ano, era inferior a 7%. Salvei-me "roubando" na Escola Industrial de Espinho dois Mestres, que funcionaram como Engenheiros, que "dialogavam" muito bem com os trabalhadores.

Mais tarde admiti Engenheiros Técnicos e Engenheiros da FEUP. Foi óptimo.

Hoje tudo está muito melhor, apesar de a cadeia de competência técnica nas empresas precisar de ser melhorada. A U.Porto e a FEUP estão muito mais ligadas às Empresas. Tem muito mais competências. Tem melhores receptores e sabe entrar nas fábricas.

 

 - Que caminho deverá ser percorrido para afirmar cada vez mais a Universidade no contexto regional, nacional e internacional?

 

Gostaria que a Universidade do Porto e, particularmente a FEUP continuasse a desenvolver as suas boas relações com as Empresas. Que se encontrassem maneiras de os formados exercerem as funções que escolheram.

 

- Mensagem alusiva aos 100 anos da Universidade do Porto.

 

Também eu gostava de celebrar cem anos, ou mais... Mas a Universidade do Porto é ETERNA!

 
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
« Retroceder  |  Topo da Página  |  Imprimir
«AGOSTO 2016»
DSTQQSS
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031
PRÓXIMO EVENTO
Dia da Universidade 2012 22 de Março de 2012

A tradicional Sessão Solene do Dia da Universidade será o ponto culminante das celebrações do Centenário da Universidade do Porto. Pelo Sal...

 
 
FICHA TÉCNICA   |   POLÍTICA DE PRIVACIDADE   |   TERMOS E DIREITOS
copyright 2010 U.PORTO todos os direitos reservados       PRODUCED BY 4Best 4Best

Website arquivado