Mostra da U.Porto leva 15 mil ao Rosa Mota

25 de Março de 2012

Cerca de 15 mil visitantes (14 610), 90 escolas participantes e quatro dias repletos de atividades e de descobertas com a marca da Universidade do Porto. São estes os números finais da 10ª edição da Mostra da U.Porto, o evento que entre os dias 22 e 25 de março, “transferiu” para o Pavilhão Rosa Mota os saberes produzidos na maior universidade portuguesa.

No balanço da Mostra 2012, começam por se destacar os dois primeiros dias do certame (quinta e sexta-feira), período em que o Rosa Mota recebeu cerca de 7500 visitantes, grande parte dos quais jovens provenientes de escolas da região desejosos de acompanhar as atividades que se lhes ofereciam, em diálogo com docentes, investigadores e estudantes universitários. Já no fim-de-semana coube às famílias invadirem a Mostra para um programa de conhecimento e experimentação liderado pelas 14 faculdades e pelos centros de investigação que fazem parte da U.Porto.

Entre as muitas atividades disponíveis na Mostra deste ano os visitantes puderam, por exemplo, assistir à final do Concurso de Pontes de Esparguete dos estudantes de Engenharia e a uma conferências relâmpago sobre como ensinar emoções a crianças autistas usando computadores. Pelo meio foi possível observar um parto simulado, receber uma consulta gratuita de um futuro dentista, identificar drogas com testes químicos reais e “guardar” tudo isto através do envio de fotografias – via smartphone - diretamente para o vídeo-wall do evento.

Nesta décima edição, a Mostra da U.Porto reafirmou-se também enquanto espaço de diálogo entre a Universidade e a comunidade, destinado particularmente à orientação vocacional dos mais novos. Só este ano, cerca de 6 mil (5660) estudantes de 90 escolas do ensino básico e secundário de toda a região tiveram a oportunidade única de, num mesmo local, reunir informação sobre os diferentes cursos e áreas de investigação das escolas da U. Porto. Tudo isto em contacto direto com os professores, investigadores e estudantes da Universidade.

A Mostra desde ano fica ainda marcada pela passagem da barreira dos 100 mil visitantes [desde o início do evento, em 2003], a grande maioria dos quais estudantes em idade pré-universitária. Um facto que consolida a relevância da iniciativa como uma aposta crescente feita pelos estudantes que procuram informações sobre os cerca de 50 cursos de licenciatura e mestrado integrado lecionados na U.Porto.

Podem recordar o “filme” da 10ª Mostra da U.Porto através das fotografias e vídeos que foram sendo publicados na página do evento no Facebook (http://www.facebook.com/mostraup).