Presidente da República inaugura novas instalações de Medicina, Farmácia e ICBAS

16 de Janeiro de 2012

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, vai inaugurar a 20 de janeiro, os novos edifícios da Faculdade de Medicina, junto ao Hospital São João, e as novas instalações da Faculdade de Farmácia e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto,  situadas na Rua Eng.º Jorge Viterbo Ferreira, ao Palácio de Cristal.

A cerimónia de inauguração tem início às 10 horas com a visita ao novo edifício da Faculdade de Medicina e prosseguirá às 11 horas, com uma sessão solene no salão nobre das novas instalações que o ICBAS e a Faculdade de Farmácia vão partilhar já a partir deste semestre. Estão previstas as intervenções do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, do Reitor da U.Porto, José Marques dos Santos, e dos três diretores das faculdades (ver programa completo).

Arquitetada por Manuel Gonçalves, a obra da Faculdade de Medicina - que reforçará as instalações a funcionar desde 1959, no Hospital de São João -  integra três novos edifícios ligados entre si com ligação subterrânea ao hospital. O complexo do novo Centro de Investigação Médica da FMUP situa-se a sudeste da atual faculdade e está equipado com salas de aulas convertíveis, laboratórios, anfiteatros, um átrio para eventos e uma nova biblioteca. O destaque centra-se contudo nos dois edifícios vocacionados para o apoio a atividades de investigação, que passarão a acolher alguns dos mais produtivos cientistas nacionais.

“Já somos líderes na produção científica mas não queremos só artigos publicados. Precisamos de elevar a atividade científica clínica e de translação, intensificando o intercâmbio entre a investigação básica e a clínica. Com este novo edifício vamos poder fazê-lo”, ressalva Agostinho Marques, diretor da FMUP.

Já a Faculdade de Farmácia e o ICBAS, atualmente situadas em edifícios antigos na Rua Aníbal Cunha e no largo Abel Salazar, vão partilhar já a partir do segundo semestre deste ano letivo  o novo complexo construído nas traseiras do antigo quartel CICAP da rua D. Manuel II, próximo do Hospital S. António. Projetada por José Manuel Soares e orçada em 36 milhões de euros, a obra contemplou a construção de três edifícios de raiz e a requalificação do antigo edifício da reitoria da U.Porto, numa área total de 35 mil metros quadrados, onde não faltam as mais modernas estruturas vocacionadas para o ensino e para a investigação cientifica.

Com o novo edifício inicia-se também uma das mais inovadoras experiências colaborativas geradas no seio da U.Porto. Apesar de cada faculdade ocupar espaços próprios, “há serviços partilhados que terão uma gestão comum”, explica José Fernandes, vice-diretor da FFUP, sobre um processo que abrange os serviços de informática, a biblioteca, salas, o salão nobre, um foyer, uma cantina, um bar, entre outros equipamentos. Mas a partilha vai mais longe no jogo de polígonos e pontes suspensas que traçam a geometria do edifício. “Todas as instalações estão interligadas. Ou seja, as pessoas, queiram ou não, vão passar a conviver no mesmo espaço, o que pode potenciar colaborações interessantes”, aponta o diretor do ICBAS, António Sousa Pereira. Outra inovação passa pela forte ligação ao Centro Hospitalar do Porto (que engloba o Hospital de Santo António / HSA, o Centro de Ambulatório e o Centro Materno-Infantil do Norte), ao qual o complexo ficará ligado.

Com um investimento total de 61,5 milhões de euros, as duas obras da Universidade do Porto contaram com o financiamento  de fundos nacionais através do Ministério da Educação e Ciência (PIDDAC) e foram cofinanciados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do POVT – Programa Operacional Valorização do Território.

Recorde-se que os novos edifícios das três faculdades são algumas das obras que, ao longo de 2012, vão reforçar o campus da Universidade do Porto (mais informações na secção "Em Foco" da última edição da revista ALUMNI). Das infraestruturas vocacionadas para a investigação à vertente desportiva, não esquecendo os espaços culturais e de interface com o universo empresarial, procura-se desta forma contribuir para melhorar a missão dos vários organismos ligados à instituição.

Na foto: Novo complexo da FMUP