U.Porto palco de homenagem aos professores afastados pelo Estado Novo

25 de Novembro de 2011

No próximo dia 30 de novembro, pelas 17h00, a Universidade do  Porto vai associar-se a uma homenagem aos docentes e investigadores que foram demitidos das universidades portuguesas pelo Estado Novo. A iniciativa, promovida pela Fundação Professor Francisco Pulido Valente, vai decorrer no edifício da Reitoria e servirá para homenagear e lembrar todos aqueles que foram impedidos de aceder às universidades por razões políticas, afastados dos seus centros de investigação, proibidos de ingressar nos respectivos quadros docentes, perseguidos e forçados ao exílio.

O momento alto da cerimónia está marcado para as 18h00, altura em que será descerrada uma placa evocativa que figurará para sempre na fachada do edifício da Reitoria da U.Porto com os nomes dos 42 professores e investigadores demitidos por razões políticas. Nela constarão os nomes de oito professores da U.Porto: António de Barros Machado, Henrique Vitor Ziller Perez, Luís Neves Real, Alfredo Pereira Gomes, Jorge Alberto Delgado de Oliveira, Laureano Barros e Ruy Luis Gomes (todos antigos professores da Faculdade de Ciências) e Abel Salazar (Faculdade de Medicina).

Antes do descerramento oficial da placa evocativa, realiza-se no Salão Nobre da Reitoria uma sessão solene de homenagem que contará com as intervenções do reitor da U.Porto, José Marques dos Santos, do presidente da Fundação Professor Francisco Pulido Valente, João Monjardino, e do professor da Faculdade de Letras da U.Porto, Manuel Loff. A este historiador caberá a intervenção de fundo da sessão, com uma alocução onde serão lembrados os professores demitidos e se discutirá o significado e o impacto que o seu afastamento teve nas universidades portuguesas.

Esta homenagem é patrocinada pela Fundação Professor Francisco Pulido Valente, pela Fundação Mário Soares, pelo Instituto de História Contemporânea e pelo Movimento Cívico Não Apaguem a Memória, e vai repetir-se em todas as universidades atingidas pelo afastamento forçado de professores: Porto, Lisboa, Técnica de Lisboa e Coimbra.

Foto: Ruy Luís Gomes, por altura da detenção pela PIDE, em 1950.

Placa