Orfeão Universitário do Porto festeja 100 anos com todo o país

28 de Fevereiro de 2012

O culminar da festa do Centenário da U.Porto, agendado para o próximo dia 22 de março, coincide com o arranque das celebrações de outro Centenário de grande relevância para a história da Academia e, especialmente, para os seus estudantes: o do Orfeão Universitário do Porto (OUP).

Criado em março de 1912, o OUP afirmou-se ao longo dos anos como instituição charneira na vida académica da cidade e palco privilegiado para o convívio e a revelação do talento de milhares de estudantes da U.Porto. Uma história que, cem anos depois, é agora celebrada através de um leque alargado de atividades dirigidas a toda a população.

As celebrações arrancam no próximo dia 6 de março com uma cerimónia oficial no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto, e prosseguem a 10 de março, com a apresentação pública de todos os grupos artísticos do Orfeão no tradicional Sarau Anual do OUP, no Teatro Rivoli.

Na segunda metade do ano destaca-se a exposição comemorativa que, a partir de setembro, vai levar à Reitoria da U.Porto um acervo inédito de fotografias e documentos raros que testemunham a vida do Orfeão. Já em outubro, dia 13, o Coliseu do Porto acolhe mais uma edição – a XXVI - do FITU - Festival Internacional de Tunas Universitárias - "Cidade do Porto". É também nessa data que, pouco antes do Porto “parar” para uma Serenata em honra dos 100 anos do Orfeão, tem início uma Semana de Conferências em que se discutirá "O OUP, passado, presente e futuro”.

Estes são contudo apenas alguns dos eventos que, até março de 2013, e na forma de concertos, exposições, conferências entre outros, vão levar a festa a história do Orfeão a todo país. O programa completo pode ser consultado em http://orfeao.up.pt/.