Presidente da República preside festa dos 100 anos da U.Porto

18 de Março de 2011

O presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, vai estar no Porto no próximo dia 22 de Março, para presidir à Sessão Solene do Centenário da Universidade do Porto. Na data em que se comemoram os 100 anos sobre o decreto que criou oficialmente a U.Porto, caberá ao Chefe de Estado liderar a cerimónia que vai reunir no Salão Nobre da Universidade (Praça Gomes Teixeira, aos Clérigos) dezenas de personalidades dos mais diversos quadrantes da vida do país, da cidade e da academia para celebrar o Centenário da maior universidade portuguesa.

Com início marcado para as 16 horas, a cerimónia abrirá com o Cortejo Académico que, partindo das traseiras do edifício (Átrio de Química), dará a conhecer à cidade os doutores da Universidade. Já no interior do edifício, a sessão prossegue ao longo da tarde com as intervenções do reitor da U.Porto, José Marques dos Santos, do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago e de Aníbal Cavaco Silva.

De um programa (ver PDF) que inclui a entrega de prémios a estudantes e docentes e a proclamação dos novos Professores Eméritos da U.Porto, merece ainda destaque a intervenção de Eduardo Lourenço, orador convidado do Dia do Centenário. Durante cerca de 30 minutos, o ensaísta traçará um diagnóstico sobre “Portugal e os seus desafios” perante uma plateia onde estarão os presidentes do Supremo Tribunal de Justiça e do Tribunal de Contas, bastonários das Ordens Profissionais, os responsáveis das mais relevantes instituições da cidade e da região, os reitores de praticamente todas as universidades portuguesas, entre outras individualidades.

Ponto alto das comemorações que até final do ano vão celebrar os 100 anos da U.Porto, o Dia do Centenário arranca logo às 00h01, com uma Serenata Monumental protagonizada por estudantes da U.Porto junto à fachada do edifício da Reitoria. Mais tarde, pelas 21h30, a festa muda-se para o Coliseu do Porto, onde terá lugar o Concerto Comemorativo do Centenário. Ambos os eventos são abertos a toda a comunidade.