Aprender a Arte de Armanda Passos

19 de Setembro de 2011

No próximo dia 23 de Setembro, a Casa Andresen / Jardim Botânico do Porto abre as portas das “Reservas”, título da primeira das duas exposições que a Universidade do Porto dedica, no ano do Centenário, à obra de Armanda Passos. Mas o que se antevê como um evento procurado pelos seguidores de Arte, abre-se também de forma especial aos mais jovens, às famílas e a todos os curiosos. É para eles que se destina o programa de atividades pedagógicas que, a decorrer em paralelo com a exposição, permitirão ao visitante contextualizar-se dentro do universo artístico e pessoal de Armanda Passos.

Pensado para crianças, jovens, adultos e famílias, este ciclo inclui um conjunto alargado de visitas guiadas, workshops e visitas orientadas  (ver programa abaixo) que darão a conhecer, sob múltiplas perspetivas, aquela que é uma das mais originais e reconhecidas pintoras contemporâneas portuguesas. A orientar as várias ações vão estar museólogos, doutorandos e mestrandos em História da Arte Portuguesa da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP).

Recorde-se que a exposição "Reservas" é inaugurada às 21h30 do próximo dia 22 de Setembro, numa sessão que contará com a presença de várias figuras ligadas à Universidade e à sociedade civil e que coincidirá com o lançamento da obra “Armanda Passos Centenário U.P. – Uma Retrospetiva”. A abertura ao público está agendada para o dia 23. A entrada é livre.

PROGRAMA DE ATIVIDADES PREDAGÓGICAS | FLYER

VISITA GUIADA
"Seres em Reserva - um percurso pelo imaginário de Armanda Passos"
Esta visita à exposição “Armanda Passos: Reservas” pretende fomentar em cada participante um olhar individual e informado sobre a obra de Armanda Passos. A visita começa no jardim, contextualizando a Casa Andresen como o novo habitat temporário dos seres oníricos da Pintora. Aos participantes serão fornecidas pistas de interpretação das obras nos seus aspetos plásticos e simbólicos, valorizando ambos a partir de estudos anteriores da obra de Armanda Passos.

Orientadores: Hugo Barreira e Patrícia Cravo, Doutorando e Mestranda em História da Arte Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP)
Datas: 25 de setembro a 6 de novembro de 2011
Horário: 16h00 às 18h00 (sábados); 14h30 às 16h30 e 16h30 às 18h30 (domingos); 14h30 às 16h30 (de quarta a sexta-feira)
Duração: 2h00
Destinatários: A partir dos 15 anos
Número mínimo de inscrições por sessão: 10
Preço: 1,5 euros
(Nota: A visita pode ser orientada em língua inglesa mediante o número de inscrições)

WORKSHOP
“Variações sobre o Fantástico”
Tendo como pano de fundo o universo artístico de Armanda Passos, este workshop visa introduzir os mais jovens no mundo de descobertas que é a Arte, através de um conjunto de atividades originais. Enquanto criam um conto em torno dos quadros da Pintora (Hora do Conto), ou percorrem os espaços da exposição, munidos de bússolas (Percurso no Museu), os participantes são desafiados a relacionar o espaço museológico com o meio envolvente, procurando-se ao, mesmo tempo, sensibilizá-los para as boas práticas de utilização do museu.

Orientadores: Ema Duarte e Sónia Cardoso, Mestrandas em História da Arte Portuguesa da FLUP
Datas: 24 de setembro a 6 de novembro de 2011
Horário: de quinta-feira a domingo das 14h30 às 18h30 (3 sessões)
Duração: 1h20
Destinatários: Crianças dos 5 aos 12 anos
Número mínimo inscrições: 15 (máximo: 25)
Preço: 1,5 euros

WORKSHOP
“Variations on the Fantastic”
Versão em inglês do Workshop “Variações sobre o Fantástico”

Orientadora: Carla Viotti, Professora no British Council
Datas: 23 de setembro a 6 de novembro de 2011
Horário: Sextas-feiras das 14h30 às 18h00
Duração: 1h00

VISITA ORIENTADA + LABORATÓRIO DE EXPERIMENTAÇÃO
"Passos de figuras sobre o jardim"
Atividade que propõe uma visita guiada à exposição seguida de uma ação/criação sensorial e poética através da palavra e dos gestos, com jogos de espelhos, camuflagens e percursos pelo imaginário figurativo da Obra Plástica de Armanda Passos e do Jardim Botânico da Casa Andersen.

Orientadores: Cristina de Oliveira Alves, Professora de História de Arte e monitora de atividades lúdico-pedagógicas no Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves
Datas: 1 de outubro a 5 de novembro de 2011
Horário: sábados das 15h00 às 17h15
Duração: 2h15 (cerca de 1h00 para visita e 1h00 para atividade)
Destinatários: Público em geral
Número mínimo inscrições: 22 (máximo: 26)
Preço: 2 euros

A participação nas atividades está sujeita a inscrição prévia junto da Universidade de do Porto, através do e-mail mgabriel@reit.up.pt ou do telefone 220408195.