Arte de Armanda Passos para toda a família

15 de Novembro de 2011

Tendo como pano de fundo as “Reservas” e a “Obra Gráfica” de Armanda Passos, a Universidade do Porto promove ao longo das próximas semanas um conjunto de atividades pedagógicas associadas às duas exposições que a instituição dedica, no ano do Centenário, à obra da artista portuense.

Pensado para crianças, jovens, adultos e famílias, seguidores de Arte ou meros curiosos, o ciclo de iniciativas inclui workshops e visitas guiadas / orientadas às duas mostras (ver programa abaixo), sempre com o propósito de dar a conhecer, sob múltiplas perspetivas, o universo artístico e pessoal de Armanda Passos. A orientar as atividades vão estar museólogos, doutorandos e mestrandos em História da Arte Portuguesa da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP).

Iniciando este roteiro artístico pela exposição ”Reservas”, o visitante pode lançar-se numa visita guiada pelos espaços do Jardim e da Casa Andresen, inspiração para um exercício de interpretação das obras de Armanda Passos. Para os mais novos a proposta faz-se de “Variações sobre o Fantástico”. Trata-se de um workshop mas sobretudo de uma aventura que conduzirá os participantes pelo mundo de Armanda Passos e da Arte em geral enquanto criam um conto ou percorrem os espaços da exposição, munidos de bússolas. Originais são também "Passos de figuras sobre o jardim", uma atividade destinada ao público em geral, que consiste numa visita guiada à exposição seguida de uma “ação sensorial e poética” onde não faltarão palavras, gestos, jogos de espelhos, camuflagens e, claro, obra de Armanda Passos.

Já na Reitoria da U.Porto (Praça Gomes Teixeira), a proposta passa por um ciclo de visitas guiadas à “Obra Gráfica”, título da exposição que reúne na “casa mãe” da Universidade a totalidade da obra de impressão gráfica sobre papel realizada por Armanda Passos desde os tempos de estudante na Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP), até à década de 90. É nesse cenário que se pretende “levar o espectador até novos caminhos, sempre possíveis no universo da arte, procurando ler as linguagens plásticas, as marcas identitárias da artista, mas igualmente o explorar de novas possibilidades interpretativas”, lança Ema Duarte, orientadora da atividade.

Recorde-se que as "Reservas" vão estar patente até dia 8 de Janeiro na Casa Andresen. A “Obra Gráfica” fica na Reitoria da U.Porto até 31 de Dezembro. A entrada é livre.

PROGRAMA DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS

“EXPOSIÇÃO RESERVAS” | FLYER

Visitas Guiadas | FLYER

Seres em Reserva - um percurso pelo imaginário de Armanda Passos

Orientadores: Hugo Barreira e Patrícia Cravo, Doutorando e Mestranda em História da Arte Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP)

Datas: 25 de setembro a 8 de janeiro de 2011

Horário: 15h00 (quarta-feira a sábado);16h30 (domingos);

Duração: 2h00

Destinatários: A partir dos 15 anos

Número mínimo de inscrições por sessão: 10

Preço: 1,5 euros

E-mail para inscrições: percursoimaginario@gmail.com

Nota: A visita pode ser orientada em língua inglesa mediante o número de inscrições. Não se atingindo o número mínimo de inscrições a visita é personalizada pelo preço de 4 euros / pessoa.

Workshops | FLYER
Variações sobre o Fantástico

Orientadores: Ema Duarte e Sónia Cardoso, Mestrandas em História da Arte Portuguesa da FLUP

Datas: 24 de setembro a 8 de janeiro de 2011

Horário: de quarta-feira a domingo das 14h30 às 18h30

Duração: 1h20

Destinatários: Crianças dos 5 aos 12 anos

Número mínimo inscrições: 10 (máximo: 25)

Preço: 1,5 euros

E.-mail para inscrições: variacoesfantastico@gmail.com

Nota: Não se atingindo o número mínimo de inscrições o workshop é personalizado pelo preço de 5 euros / pessoa.

Visita Orientada + Laboratório de Experimentação

Passos de figuras sobre o jardim

Orientadora: Cristina de Oliveira Alves, Professora de História de Arte e monitora de atividades lúdico-pedagógicas no Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves
Datas: 1 de outubro a 8 de janeiro de 2011