Centenário da U.Porto celebra obra gráfica de Armanda Passos

16 de Outubro de 2011

Depois de, em setembro passado, ter dado a conhecer as "Reservas" de Armanda Passos, a Universidade do Porto prepara-se para revelar ao público uma nova dimensão da obra da reputada artista portuense. "OBRA GRÁFICA" é o título da exposição que, a partir do dia 24 de outubro de 2011, leva ao edifício da Reitoria da U.Porto (Praça Gomes Teixeira) a totalidade da obra de impressão gráfica sobre papel realizada por Armanda Passos desde os tempos de estudante na Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP), até à década de 90.

Dividida em duas salas, a exposição reune cerca de 90 trabalhos (incluindo gravuras, serigrafias e matrizes a tinta-da-china) naquele que se configura como um percurso representativo na história arte portuguesa. Obras para as quais, explica Fabíola Valença, comissária da exposição, Armanda Passos “transfere o seu processo de improvisação obsessivo de cunho plástico (..), reformulando cada exemplar numa obra gráfica de amplitude expressiva” e criando um “processo próprio de criação gráfica”.

Na primeira sala da exposição, os visitantes vão cruzar-se com os trabalhos em gravura e serigrafia feitos por Armanda Passos entre 1976 e 1979, enquanto estudante da ESBAP, antecessora da Faculdade de Belas Artes da U.Porto. Foi ali que a pintora se distinguiu “por ter desenvolvido um processo de trabalho muito pessoal perfeitamente adequado ao seu temperamento, à grande margem de improviso em que evolui e ao resultado final de superfícies muito ricas de texturas e matizes preciosos", descreve Nuno Barreto, que foi seu professor, num depoimento escrito em 1980.

Já a segunda sala vai acolher a obra gráfica produzida até ao início dos anos 90, período no qual Armanda Passos executou mais de 40 coleções de pequenas tiragens (com, aproximadamente, 30 exemplares cada). Grande parte destes trabalhos (bem como alguns da primeira sala) percorreram o mundo representando Portugal em bienais e trienais internacionais de arte seriada e de gravura, facto que atesta o prestígio granjeado por Armanda Passos em Portugal e no exterior.

Todo este percurso poderá ser feito na companhia do livro "OBRA GRÁFICA", correspondente a um levantamento histórico da obra de Armanda Passos, feito por Fabíola Valença no âmbito do mestrado de história da arte portuguesa na Faculdade de Letras da U.Porto. Nele se evidencia "um rigor metodológico conjugado com a sua capacidade criativa e a sua infinita curiosidade", descreve Lúcia Rosas, professora da FLUP.

A inauguração da exposição está marcada para o dia 21 de outubro, às 21h15. A sessão contará com a presença de personalidades como Maria Cavaco Silva, Manuela Eanes, o secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, bem como os reitores das universidades do Porto, Aveiro e Minho. Depois deste primeiro momento, a "OBRA GRÁFICA" vai poder ser visitada até 31 de dezembro, das 10h30 às 18h30.

Recorde-se que, até 6 de novembro, poderá ainda conhecer, ou revisitar a obra a óleo sobre tela de Armanda Passos numa visita à exposição "RESERVAS", patente na Casa Andresen. As portas abrem de quarta-feira a domingo, das 14h30 às 18h30.

Ambas as exposições são de entrada livre e integram o programa de comemorações do Centenário da U.Porto.

CONVITE