Obra de Marques da Silva entre as mais belas do mundo

26 de Agosto de 2011

A estação de comboios de São Bento, no Porto, foi recentemente considerada uma das 14 mais belas do mundo pela revista norte-americana Travel+Leisure. Trata-se de um orgulho para a cidade mas também para a Universidade do Porto, não fosse o autor do projeto o arquiteto José Marques da Silva, figura maior da Arquitectura portuguesa e do ensino artístico no Porto.

Entre os ex-libris da estação nortenha a Travel+Leisure destaca a fachada em pedra e telhados de mansarda. Merecem ainda relevo os “20 mil esplêndidos azulejos” - criados por Jorge Colaço e produzidos pela Fábrica Cerâmica Lusitana – que levam os visitantes numa viagem por vários episódios da história de Portugal. Um trabalho que, segundo a Travel+Leisure, fará qualquer visitante “suspirar”.

Inaugurada em 1915, a Estação de São Bento foi a única estação de comboios portuguesa nomeada pela Travel+Leisure. Entre as 14 mais belas do mundo estão ainda a Gare du Nord / Paris (França) e as estações de Maputo (Moçambique), Atocha / Madrid (Espanha), Antuérpia (Bélgica), Kanazawa (Japão), Southern Cross Station / Melbourne (Austrália), Sirkeci / Istanbul (Turquia), S. Pancras International / Londres (Reino Unido), Union Station / Los Angeles, Union Station / Washington e Grand Central Terminal, / Nova Iorque (EUA), Chhatrapati Shivaji / Bombaim (Índia) e Kuala Lumpur (Malásia).

Nascido no Porto em, José Marques da Silva (1849-1947) moldou a fisionomia da cidade no início do século XX. Autor de obras como a Estação de São Bento, o Teatro Nacional de São João e a Casa / Jardins de Serralves, formou-se na Academia Portuense de Belas-Artes e foi diretor da Escola de Belas Artes do Porto. As duas instituições são antecessoras das atuais faculdades de Arquitectura e Belas Artes da Universidade do Porto.

Após a morte de Marques da Silva, o espólio do arquiteto foi legado à Universidade do Porto. A sua gestão cabe atualmente à Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva (FIMS), uma fundação de direito privado que tem como missão a promoção científica, cultural, formativa e artística do património arquitetónico de Marques da Silva.