Conferência do Centenário: O futuro da U.Porto em debate

10 de Fevereiro de 2011

Prestes a celebrar 100 anos de vida, a Universidade do Porto é hoje uma das instituições líderes do conhecimento no país, reconhecida pela actividade de investigação que realiza, pela qualidade do ensino e pelo sucesso das iniciativas de transferência de tecnologia. Mas que trabalho foi feito para chegar até aqui? Que desafios se colocam para o futuro? Que conquistas se projectam? Nos próximos dias 24 e 25 de Março, tudo isso estará em debate na Conferência do Centenário, o evento que convida toda a comunidade a “PREPARAR o FUTURO” da maior universidade portuguesa. As inscrições – gratuitas - já estão abertas.

No culminar da semana em que se comemora o Dia da Universidade (22 de Março), a Conferência do Centenário vai reunir no Auditório da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) um conjunto de proeminentes figuras nacionais e estrangeiros nos mais variados domínios do Conhecimento. Ao longo de dois dias e quatro conferências/debates públicos, é com eles que seremos desafiados a rever o trabalho feito até hoje mas também reflectir os projectos futuros da universidade em quatro grande sdomínios: Saberes, Territórios, Vida e Universidade (ver PROGRAMA completo).

A primeira sessão, intitulada SABERES, arranca na manhã de 24 de Março com a intervenção de Helga Nowotny, presidente do European Research Council. António Nóvoa (Reitor da Universidade de Lisboa) e Maria Manuel Araújo Jorge (Universidade do Porto) são os outros protagonistas de um debate em que se confrontarão o poder do conhecimento e os seus limites. De parte da tarde, é dos TERRITÓRIOS em que se move a Universidade que se vai falar. O mote será dado pelo sociólogo francês Alain Bourdin (Université de Paris Est, Marne la Vallée), ao qual se juntam os geógrafos João Ferrão (Universidade de Lisboa) e Álvaro Domingues (Universidade do Porto) e o empresário M. Ferreira Oliveira (CEO da GALP Energia).

Já no dia 25 de Março, os professores Lee M. Silver (Princeton University), Manuel Sobrinho Simões (Universidade do Porto) e Teresa Pizarro Beleza (Universidade Nova de Lisboa) começarão por abordar a VIDA sob a perspectiva das ciências da vida e humanas. A última sessão será ocasião para pensar a UNIVERSIDADE no confronto entre os valores em que se fundou e os desafios com que hoje se confronta (internacionalização, a necessidade de inovação, etc.). Os oradores convidados são Roger Dillemans (KU Leuven), Timothy O’Shea (University of Edinburgh) e F. Seabra Santos (Reitor da Universidade de Coimbra).

Todas as sessões da Conferência do Centenário serão moderadas por professores das Universidades do Porto, Coimbra e Lisboa, e incluirão um momento de debate público. A abertura e o encerramento do evento serão presididas pelo Reitor da Universidade do Porto, José Marques dos Santos, pelo investigador Alexandre Quintanilha e pelo director da FEUP, Sebastião Feyo de Azevedo.

A entrada na Conferência do Cen­tenário é livre, mas sujeita a pré-inscrição devido à lotação limitada do Auditório da FEUP (500 lugares). Todos os interessados devem fazer a respectiva pré-inscrição até dia 15 de Março para o endereço lsantos@reit.up.pt (Lina Santos), mencionando o nome completo e a instituição a que pertencem.

COMISSÃO ORGANIZADORA: Alexandre Quintanilha, António Marques, Cândido Agra, Jorge Gonçalves, José Madureira Pinto, Nuno Portas e Pedro Guedes de Oliveira.