“Universidade Júnior” encerra afirmando-se como exemplo internacional

22 de Julho de 2011

Tricia Jenkins, presidente da Associação EUCU.NET (European Children’s Universities Network), vai estar no Porto no próximo dia dia 22 de Julho, para participar na sessão de encerramento da “Universidade Júnior” 2011 (UJr 2011). A líder daquele organismo fundado com o apoio da Comissão Europeia, que reúne cerca de 120 programas de iniciação ao ambiente universitário promovidos por universidades de 21 países da União Europeia, terá a oportunidade de observar in loco o trabalho desenvolvido pela U.Porto naquele que é o maior projecto do género em Portugal.

Estruturada em torno de mais de 110 actividades destinadas a jovens do 5.º ao 11.º anos de escolaridade, a “Universidade Júnior” constitui hoje uma referência a nível nacional e internacional pela dimensão e qualidade dos seus programas. Isso mesmo foi atestado pela Comissão de Avaliação externa - liderada pelo cientista Carlos Fiolhais - que marcou presença na edição deste ano, não deixando de lançar algumas recomendações no sentido de optimizar os programas da UJr.

Com início marcado para as 15 horas, na Casa da Música (Sala Suggia), a sessão de amanhã será também uma boa oportunidade para recolher as experiências dos mais de 5 mil jovens portugueses e estrangeiros (30) que, nas últimas semanas, cruzaram as salas e laboratórios da Universidade para conhecer o ensino e a investigação produzidos na instituição. Após os discursos de Tricia Jenkins e do vice-reitor da U.Porto, António Marques, a tarde prossegue com os testemunhos de participantes e a apresentação de trabalhos realizados com o apoio das centenas de professores, investigadores e estudantes da U.Porto envolvidos na UJr 2011.

Lembramos que a “Universidade Júnior” terá um segundo momento nas primeiras duas semanas de Setembro. Por essa altura abrem as portas a Escola de Ciências da Vida e da Saúde, a Escola de Física e a Escola de Matemática aos melhores estudantes do ensino secundário (10.º e 11.º anos).