U.Porto mostra Cinco Séculos de Desenho em exposição inédita

08 de Março de 2012

O que têm em comum um desenho original de Leonardo da Vinci, o trabalho a carvão de Henrique Pousão e o traço inconfundível de Siza Vieira? A partir do próximo dia 15 de março, todos eles servirão para contar “Cinco Séculos de Desenho na Coleção da Faculdade de Belas Artes da U.Porto”, título da exposição que promete marcar o cartaz cultural da cidade ao longo dos próximos meses, tendo como pano de fundo as comemorações do Centenário da Universidade do Porto.

A proposta é tão ambiciosa quanto simples: dar a conhecer, através do desenho, toda a História do pensamento. Na prática, está-se a falar de uma das mais valiosas coleções artísticas alguma vez apresentadas por uma Escola portuguesa, resultado da reunião de mais de 300 peças – muitas das quais nunca antes expostas ao público - pertencentes ao acervo da Faculdade de Belas Artes da U.Porto (FBAUP). É através delas que o visitante será convidado a traçar um percurso único desde a Florença do Renascimento até ao Porto do século XXI, tendo como fio condutor o Desenho, “disciplina nuclear” do ensino artístico na cidade.

Uma viagem no Tempo e na Arte é o que se espera de uma exposição comissariada por Francisco Laranjo, diretor da FBAUP, e que estará dividida em três núcleos, distribuídos entre a FBAUP e o Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR). O primeiro núcleo, coordenado por Mário Bismarck, mostra no Museu da FBAUP uma série de desenhos italianos dos séculos XVI e XVII, onde se destaca uma obra original de Leonardo da Vinci (A rapariga lavando os pés a uma criança, na foto).

Ainda na FBAUP, o visitante vai começar a desvendar os 232 anos de história do ensino artístico no Porto através dos desenhos da Academia (2º núcleo), um conjunto de obras dos séculos XVIII e XIX reunidas por Mário Bismarck e Vítor Silva, e assinadas por artistas portuenses como Francisco Vieira Portuense, Henrique Pousão e Acácio Lino.

O terceiro núcleo vai habitar as salas do Museu Nacional Soares dos Reis a partir de 23 de março (18 horas) e resulta da recolha (coordenada por Ana Paula Machado, Fátima Lambert, Francisco Laranjo e Laura Castro) de mais de 150 obras doadas especialmente para a exposição por artistas contemporâneos (séculos XX e XXI), todos eles ligados à Escola de Belas Artes do Porto. Integram este núcleo Júlio Resende, Fernando Lanhas, Siza Vieira, Álvaro Lapa, António Quadros Ferreira, Nadir Afonso, Jorge Pinheiro, entre muitos outros.

Os dois primeiros núcleos da exposição vão estar patentes no Museu da FBAUP de 15 de março a 22 de abril de 2012 e podem ser visitados todos os dias, das 10 às 18 horas. Está ainda agendado um programa de cinco visitas guiadas pelos comissários, a decorrer em março (22 e 24) e abril (1, 14 e 22), podendo ser agendadas visitas durante a semana, mediante marcação. Já o 3º núcleo permanecerá no MNSR até 20 de maio (ver horários e mais informações aqui).

O bilhete para os dois primeiros núcleos varia entre os 1,50 euros (bilhete simples) e os 3 euros (com visita guiada). A entrada é gratuita para todos os estudantes da U.Porto (mediante a apresentação do cartão de estudante) sendo que a 22 de março, Dia da Universidade, a exposição estará aberta a toda a população. A visita ao 3ª núcleo está sujeita às condições de acesso geral ao MNSR.

Mais informações em http://centenario.up.pt.