Licenciatura em Bioquímica da U.Porto celebra 30 anos

10 de Fevereiro de 2012

A Licenciatura em Bioquímica da Universidade do Porto (U.Porto) comemora no presente ano letivo trinta anos de funcionamento, efeméride que será assinalada com um programa de eventos abertos a toda a comunidade.

Criada em 1981, a Licenciatura em Bioquímica da U.Porto foi a segunda no país naquela área do conhecimento (no ano anterior tinha entrado em funcionamento a da Universidade de Coimbra), com a singularidade de ser proposta conjunta de duas unidades orgânicas da U.Porto: a Faculdade de Ciências (FCUP), através do seu Departamento de Química, e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). Foi por isso uma iniciativa pioneira na U.Porto relativamente ao seu modo de organização, tendo sempre funcionado em regime de responsabilidade conjunta das duas faculdades.

Estes e outros aspetos do curso serão lembrados a 29 de fevereiro,  na cerimónia que marca o arranque das comemorações. O momento será aproveitado para relembrar o caminho percorrido desde o momento da criação do curso, avaliando o seu impacto nestes últimos trinta anos, e perspectivando o futuro.

Ainda no âmbito das comemorações terá um lugar um ciclo de dois colóquios em que o presente e o futuro da Bioquímica serão debatidos sob uma mesma temática - explorando redes. A iniciativa engloba ainda uma série de eventos dispersos no tempo e no espaço, durante o ano de 2012, entre a FCUP e o ICBAS.

Para consultar o programa, oradores, locais, proceder à inscrição e, ainda, obter uma constante atualização sobre o ciclo de eventos consulte o site do evento em bioq30.wordpress.com.

As inscrições para o ciclo encontram-se abertas até 26 de fevereiro de 2012 e podem ser feitas aqui.