Aprender matemática com Gomes Teixeira

02 de Janeiro de 2012

No âmbito das comemorações de Francisco Gomes Teixeira - 1º Reitor da Universidade do Porto e Figura Eminente U.Porto 2011 - a Universidade do Porto promove, entre janeiro e março de 2012, um ciclo semanal de palestras de matemática (Conferências "Juriores") destinadas a alunos do ensino secundário.

Proferidas por docentes do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), estas conferências permitirão descobrir vários temas ligados à matemática de forma divertida e interativa.  Logo na primeira sessão, agendada para 12 de janeiro, os números cruzam-se com os canhões numa sessão sobre Matemática e batalhas navais . Ao longo das semanas seguintes, será ainda possível  explorar as “teias da matemática” com a ajuda bolas de sabão e de algumas explicações em…. checo (26 de janeiro); descobrir as perspetivas e a tri-dimensionalidade com a ajuda de jogos de computador (2 de fevereiro) ou refletir as Leis Matemáticas do Pensamento (8 de março). O ciclo termina a 22 de março com uma sessão intitulada “O que é a Matemática?”.

Todas as sessões (ver programa completo) terão lugar à quinta-feira, às 16 horas, no Auditório Ruy Luís Gomes da Reitoria da U.Porto (Praça Gomes Teixeira). A entrada é livre.

Para mais informações, contactar a U.Porto através do e-mail mgabriel@reit.up.pt