Edição do Centenário da revista "UPorto Alumni" disponível online

22 de Março de 2011

Já está disponível no site da U.Porto a Edição do Centenário da revista "UPorto Alumni", dedicada aos antigos estudantes da universidade. A versão online pode ser encontrada na secção dedicada às "Publicações Periódicas", dentro de "Notícias e Media". O download é gratuito.

Este número especial - o 13º - da "U.Porto Alumni" é inteiramente dedicado à história da U.Porto, revisitando, para isso, alguns dos momentos mais simbólicos dos 100 anos de vida da instituição. Nesta viagem ao passado, o leitor pode conhecer os primeiros institutos de investigação da Universidade, criados em 1919 (secção "Investigar"); descobrir as peripécias que nortearam a instalação do primeiro computador, em 1967 ("Vintage"); celebrar a história - quase centenária - do Orfeão Universitário do Porto ("Cultura"); recordar o "Carnaval dos Estudantes" ("Vidas e Voltas"); ou conhecer um pouco mais do percurso dourado da U.Porto no desporto univeristário.

Nesta edição presta-se também uma homenagem aos homens e mulheres que fizeram a história da U.Porto, com destaque para Francisco Gomes Teixeira, o primeiro Reitor da U.Porto ("Percurso"). Pelo meio, recordamos alguns feitos de antigos estudantes que ainda hoje constituem motivo de orgulho para a Universidade ("Mérito").

E porque o Centenário é também um momento privilegiado para projectar o futuro, é esse o desafio abraçado pelo reitor José Marques dos Santos num "Face-a-Face" em que define as próximas metas da instituição. A acompanhá-lo estão dezenas de antigos estudantes, docentes, investigadores e outras figuras da Academia e da cidade que lançam, na primeira pessoa, os seus "Olhares" sobre os próximos 100 anos de vida da Universidade.

A não perder!