U.Porto: Dia do Centenário celebrado “com orgulho”

27 de Março de 2011

A Universidade do Porto celebrou no passado dia 22 de Março cem anos de existência. Assinalada logo aos primeiros dias com a Serenata Monumental, a festa de aniversário da U.Porto teve como ponto alto a Sessão Solene comemorativa do Centenário, evento que reuniu no edifício da Reitoria dezenas de individualidades da vida do país, da região e da academia.

Na liderança das comemorações esteve o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, que manifestou o “enorme orgulho no modo como a Universidade do Porto tem servido o País, crescendo e afirmando-se como uma instituição de referência ao longo de um século”. Referindo-se à Universidade como “um verdadeiro centro de transmissão de saberes", o Chefe de Estado aproveitou a ocasião para agraciar a instituição com o grau de Membro Honorário da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, justificando que, “ao recebê-la, a Universidade do Porto confirmará o prestígio e os critérios de elevada exigência desta distinção”.

A intervenção do Presidente da República foi, porém, apenas um dos pontos altos de uma cerimónia que se prolongou ao longo da tarde. Iniciada com o Cortejo Académico que deu a conhecer à cidade os doutores da Universidade, a sessão prosseguiu já no interior do Salão Nobre, com a intervençao do Reitor da U.Porto. Num discurso onde apelou à “coesão interna” no seio da academia, José Marques dos Santos referiu-se ao Centenário como um momento " para catapultar a U.Porto para os níveis do progresso internacional", mas também para "reflectir, debater e preparar o futuro da Universidade".

Ao mesmo tempo que reforçou a meta de colocar a U.Porto entre as 100 melhores universidade do mundo até 2020, o reitor apelou à reorganização do sistema do Ensino Superior em Portugal e dentro da própria U.Porto.  Para Marques dos Santos, "é urgente consertar estratégias entre as forças políticas” para manter o ensino superior “no topo da agenda”.

Entre os oradores da sessão destacou-se ainda Mariano Gago ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Depois de ter ouvido Luís Rebelo – representante dos estudantes -  dizer que "a única meta da U.Porto tem de continuar a ser a excelência", o  governante deu a sua receita para o futuro. "Numa grande universidade como a U.Porto é preciso apostar na diversificação das formações e na relação estreita com o mundo do emprego", disse.

“Portugal e os seus desafios” foi por sua vez o tema da conferÊncia proferida por Eduardo Lourenço, orador convidado da sessão. Começando por citar Teixeira de Pascoaes - "quem somos, onde estamos, o futuro é a aurora do passado" – o conhecido ensaísta revisitou a História e classificou a crise actual como sendo a "crise da nossa ficção suprema".

Ao longo da cerimónia foram ainda atribuídos os prémios “Incentivo" aos melhores estudantes matriculados pela primeira vez na Universidade, bem como o prémio de “Excelência em E-Learning” a Pablo Payo PuentePablo Payo Puente, professor do ICBAS. Pelo meio, teve lugar a aclamação dos novos Professores Eméritos da U.Porto. São eles Alexandre Alves Costa e Domingos Tavares (ambos da Faculdade de Arquitectura), Manuel Ribeiro da Silva (Faculdade de Ciências) e Arnaldo Saraiva (Faculdade de Letras).

Pela noite, os festejos seguiram para o Coliseu do Porto, onde o Concerto Comemorativo do Centenário encerrou o dia em que se comemoraram os 100 anos sobre o decreto que criou oficialmente a U.Porto.

Veja AQUI algumas das fotos que marcaram a Sessão Solene do Dia do Centenário.