Sophia de Mello Breyner imortalizada no Jardim Botânico do Porto

01 de Novembro de 2011

A partir do próximo dia 6 de novembro, os visitantes do Jardim Botânico do Porto vão passar a contar com uma companhia muito especial. À passagem pelo Jardim dos Jotas, "encontrarão" Sophia de Mello Breyner Andresen, personificada no busto da poetisa que ali vai ser colocado numa iniciativa conjunta da Universidade do Porto, da família de Sophia e da Fundação Engenheiro António de Almeida.

Sete anos após a morte de Sophia de Mello Breyner  (1919 – 2004), a U.Porto distingue desta forma um dos maiores vultos da cultura portuguesa do século XX, cuja vida e obra estão desde sempre associados ao espaço sobre o qual se ergue hoje o Jardim Botânico. Afinal, grande parte da infância e adolescência da escritora foi passada a percorrer os trilhos da antiga Quinta do Campo Alegre (abrir foto abaixo), pertença do avô, João Henrique Andresen Júnior, até meados do século XX. Segundo Ruben A., primo de Sophia que se encontra já imortalizado em forma de busto no mesmo jardim, foi ali que a poetisa terá tido um primeiro contacto com a poesia quando, numa festa de Natal, uma criada dos Andresen a ensinou a recitar “A Nau Catrineta”. Lembranças que acabaram por merecer referências na sua obra poética.

A ligação da família Andresen à Quinta do Campo Alegre remonta a 1895, data em que a quinta foi adquirida por João Henrique Andresen Júnior. A quinta manteve-se na posse dos Andersen até 1949, ano em que é vendida ao Estado Português. Dois anos depois, é integrada na Universidade do Porto para a instalação do Jardim Botânico. A associação aos Andresen manter-se-ia, contudo, através da casa da família, transformada durante várias décadas em palco das atividades de ensino e investigação da Faculdade de Ciências. Nos últimos anos a Casa Andresen foi totalmente requalificada para servir como espaço cultural da cidade tendo reaberto ao público no início de 2011, a tempo de acolher a exposição “A evolução de Darwin”, evento inaugural das comemorações do Centenário da U.Porto.

A cerimónia do descerramento do busto de Sophia de Mello Breyner Andresen está marcada para as 11 horas de domingo e contará com a presença do reitor da U.Porto, José Marques dos Santos, do diretor da FCUP, António Fernando Silva, e do presidente da Fundação Engenheiro António de Almeida, Fernando Aguiar-Branco. Em representação da família de Sophia estarão, entre outros, os filhos da poetisa e de Francisco Sousa Tavares, respetivamente Francisco Xavier, Isabel Sofia, Maria, Sofia e o jornalista e escritor Miguel Sousa Tavares.