Carl Djerassi traz "Falácia" ao Centenário da U.Porto

24 de Outubro de 2011

Carl Djerassi (na foto), famoso químico e escritor norte-americano, assina o texto. Manuel João Monte, Professor Associado da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), fez a respectiva tradução para português. A companhia Seiva Trupe dá-lhe corpo. É desta combinação que resulta Falácia, título da peça que vai ser levada à cena do Teatro do Campo Alegre a partir do próximo dia 28 de outubro, em mais um evento inserido nas comemorações do Centenário da Universidade do Porto.

Em Falácia abordam-se temas transversais aos campos da Arte, da Ciência (em particular a química) e da Ética. "Raramente ou talvez até nunca se tenha apresentado uma peça de teatro-científico de tanto interesse, onde a Arte e a Ciência estão presentes, prendendo o público do princípio ao fim", promete a Seiva Trupe.

A estreia do espectáculo coincide com a atribuição do título de Doutor Honoris Causa da Universidade do Porto a Carl Djerassi (ver nota biográfica abaixo). O cientista químico será distinguido por proposta da Faculdade de Ciências em cerimónia a ter lugar no dia 28 de outubro, às 15 horas, no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto. Algumas horas mais tarde, pelas 21h30, Carl Djerassi estará então no Teatro do Campo Alegre para a grande estreia da Falácia, ao lado do Reitor da U.Porto e de vários convidados.

Após a estreia - reservada a convidados, a peça vai estar em cena no Teatro do Campo Alegre de 29 de outubro a 30 de novembro, de terça-feira a sábado (às 21H30) e aos domingos (16H00). A tabela de preços pode ser consultada aqui. Mais informações em www.seivatrupe.pt.

Falácia em debate

Ainda antes da estreia da peça, Carl Djerassi estará no Porto já a partir do próximo dia 26 de outubro, para o lançamento do livro “Falácia” (edição da U.Porto Editorial). Será às 17h30, no Auditório da Faculdade de Ciências da U.Porto (Rua do Campo Alegre, edifício FC6), que o "pai da pílula" e o cientista português Alexandre Quintanilha farão a apresentação da obra e realizarão um debate sobre a ética na Ciência.

No dia seguinte, 27 de outubro, também às 17h30 e também no Auditório da Faculdade de Ciências, será a vez das docentes da Faculdade de Letras, Lúcia Rosas e Maria Clara Paulino, debaterem com Carl Djerassi as diferenças de perspetiva entre a Arte e a Ciência, a propósito do enredo de “Falácia”.

A moderar os debates estarão Manuel João Monte e Zulmira Santos (Professora Associada da Faculdade de Letras da U.Porto), co-organizadores do evento.

QUEM É CARL DJERASSI?

Natural de Viena, mas naturalizado norte-americano, Carl Djerassi (1923 - ) é um químico conhecido pela sua contribuição no desenvolvimento da pílula anticoncepcional, nos anos 50. Professor Emérito na Universidade de Stanford (Califórnia). Enquanto romancista e dramaturgo, assinou várias obras de science-in-fiction, nas quais explora então a relação entre a Ciências moderna e a Ética.

Mais informações em http://www.djerassi.com/.