IJUP'11: O Futuro da Ciência revela-se na Reitoria

15 de Fevereiro de 2011

Cerca de mil estudantes inscritos, 490 projectos de investigação apresentados "em primeira mão" e 32 áreas científicas em debate ao longo de 3 dias. Entre os próximos dias 17 e 18 de Fevereiro, é com estes números que se fará a equação do IJUP´11 - IV Encontro de Investigação Jovem na U.Porto, o evento que vai levar à Reitoria da Universidade do Porto (Praça Gomes Teixeira, aos Clérigos) a melhor investigação assinada por estudantes de 1º e 2º ciclo da maior universidade portuguesa.

Integrada nas comemorações do Centenário da Universidade do Porto, a quarta edição do IJUP mantém o propósito original de estimular a participação dos estudantes da U.Porto em actividades de investigação científica, dando-lhes a oportunidade de apresentarem publicamente os trabalhos de investigação em que colaboraram ao longo do último ano. Pretende-se desta forma fomentar a participação dos jovens investigadores em eventos de índole científica, bem como incentivar a discussão interdisciplinar entre as diferentes vertentes de investigação que são desenvolvidas na U.Porto.

Ainda que o encontro seja especialmente destinado aos estudantes da U.Porto, toda a comunidade académica está convidada a assistir aos trabalhos do IJUP`11 e, desta forma, partilhar do saber produzido pelos jovens investigadores da academia.

Durante dois dias, projectos de áreas tão distintas como Biologia, Ciências da Saúde, Literatura, Engenharia ou Comunicação serão então apresentados por estudantes de licenciatura e mestrado da U.Porto (incluindo estudantes em mobilidade) No total, o IJUP´11 contará com seis sessões de apresentações de cerca de trinta áreas distintas.

Uma análise às legendas para surdos dos quatro canais de televisão em Portugal, as aplicações que podem ter os smartphones nos veículos eléctricos, formas de melhorar o sucesso da reprodução humana assistida, o estudo da qualidade das refeições servidas num hospital português ou o combate à resistência do cancro do pâncreas face à quimioterapia são apenas cinco projectos distintos dos 490 artigos que os estudantes da Universidade do Porto vão apresentar nesta "maratona da Ciência".

Para além dos projectos de investigação que serão apresentados pela primeira vez ao público, o programa do IJUP´11 integra ainda a conferência "Looking for Earths" apresentada pelo investigador do Centro de Astrofísica da U.Porto, Nuno Santos, e com o workshop "The Researcher´s Checklist".

A sessão de abertura do IJUP'11 tem lugar às 11 horas do dia 17 de Fevereiro e contará com a presença do reitor da U.Porto, José Marques dos Santos, e do vice-reitor para a Investigação, Desenvolvimento e Inovação, Jorge Gonçalves.

Mais informações em http://ijup.up.pt/.