"A Evolução de Darwin" está a chegar ao Porto

23 de Janeiro de 2011

Viver, passo a passo, a viagem de um famoso cientista à volta do mundo ou perceber os indícios que o levaram a criar uma inovadora teoria sobre a evolução das espécies. A partir do próximo dia 1 de Fevereiro, estas são duas das experiências que os visitantes podem sentir na exposição “A evolução de Darwin”, que estará patente na histórica Casa Andresen (Rua do Campo Alegre, 1191, Jardim Botânico do Porto), edifício recuperado recentemente pela Universidade do Porto.

Pela primeira vez na cidade do Porto, “A evolução de Darwin” conta-nos, ponto por ponto, a épica viagem de Charles Darwin a bordo do seu HMS Beagle e as principais provas captadas pelo cientista britânico. Estas provas levaram Darwin a, posteriormente, formular o livro “A Origem das Espécies”, uma obra onde apresenta, pela primeira vez, a Teoria da Evolução, base de toda a Biologia moderna.

Ao longo dos dois pisos da Casa Andresen, o visitante vai entrar numa longa viagem e compreender o mundo antes de Darwin, conhecer as transformações que o cientista provocou e perceber como surgiram as primeiras teorias com especial enfoque na volta ao mundo que protagonizou. Dessa viagem, o público vai poder observar os mais emblemáticos exemplos de adaptação das espécies captadas pelo cientista e retiradas do famoso arquipélago das Galápagos, onde Darwin passou grande parte da viagem.

Patente até 17 de Julho de 2011, a exposição - comissariada por José Feijó (Fundação Gulbenkian) e Nuno Ferrand (Universidade do Porto) - é composta por materiais vindos de várias instituições de relevo como o American Museum of Natural History, o Real Jardín Botánico de Madrid, o Musée de Histoire Naturelle de Paris ou o Museu Nacional de História Natural, que contribuem para um espólio que tem como foco central o acervo cedido pela Fundação Calouste Gulbenkian. A esta mostra junta-se ainda o vasto legado do Museu de História Natural da Universidade do Porto.

Para além de conhecer a colecção sobre a vida e obra de Charles Darwin, os visitantes terão também a oportunidade de passear pela renovada Casa Andresen, edifício histórico da cidade, intrinsecamente ligado à escrita de dois vultos da literatura portuguesa do século XX, Sophia de Mello Breyner e Ruben A.

Inauguração e Horários

A inauguração de “A evolução de Darwin” será às 17 horas da próxima terça-feira, dia 1 de Fevereiro, na Casa Andresen (Rua do Campo Alegre, 1191, Jardim Botânico do Porto) e contará com a presença da Ministra da Educação, Isabel Alçada, do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, do Presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, do Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Rui Vilar, e do reitor da Universidade do Porto, José Marques dos Santos.

A sessão desta vai contar ainda com a presença especial do trineto de Charles Darwin, Randal Keynes, que será distinguido com a medalha de Cidadão Honorário do “Porto Cidade da Ciência”.

Depois deste momento inaugural, “A evolução de Darwin” estará aberta ao público de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas; e ao fim-de-semana das 10 às 19 horas. O preço de entrada é de 4 euros (adultos) estando previsto descontos para grupos e as crianças têm entrada gratuita (menores de 12).

Para dinamizar a exposição, a Universidade do Porto criou um programa educativo dirigido a todas as escolas do ensino básico e secundário e, paralelamente a esta iniciativa, decorrerão semanalmente outras actividades, organizadas para um público de todas as idades, nas quais se incluem workshops, palestras, música, teatro e oficinas práticas.

Mais informações em http://expodarwin.up.pt.