Cavaco Silva: " A U.Porto é exemplo do progresso no domínio científico”

23 de Janeiro de 2012

"A Universidade do Porto é um bom exemplo do progresso que Portugal tem feito nas últimas décadas no domínio do progresso científico”. Foi assim que o Presidente da República se referiu à instituição centenária onde se deslocou no passado dia 20 de Janeiro, para assinalar a inauguração do novo Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina (FMUP), bem como do novo complexo da Faculdade de Farmácia (FFUP) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).

No dia em que as três faculdades da U.Porto ganharam novas casas, Cavaco Silva lembrou que “a Universidade do Porto “é, sem dúvida, um exemplo bem ilustrativo dos progressos que Portugal tem alcançado nessa área, a par de outras universidades portuguesas que integram os mais elevados padrões no quadro da avaliação internacional”. Durante a cerimónia que teve lugar no Salão Nobre do complexo da FFUP / ICBAS, Cavaco Silva destacou ainda aquele que considera ser um "importante investimento" não só para a universidade, mas também para o país.

Igual opinião tem o reitor da U.Porto, Marques dos Santos, que acredita que os três novos edifícios vieram "fortalecer a capacidade" da universidade em "inovar na área da saúde" e trazer proveitos para o país. "Estes edifícios enquadram-se num setor com muitas potencialidades económicas", pelo que "o país fica mais competitivo" a partir de agora, garante. Por isso mesmo, e não descurando as "nuvens que pairam no ar, a Universidade encara com esperança o futuro", afirma o reitor.

Já os diretores das três escolas foram unânimes ao considerar que o investimento efetuado nas instalações vai trazer retorno para a cidade. "Temos obrigação de ser criteriosos", apontou António de Sousa Pereira (ICBAS), enquanto Agostinho Marques (FMUP) garante que as faculdades vão "contribuir para resolver os problemas do país". "Só com a aposta na investigação é que o país poderá encontrar o caminho que nos coloque entre os melhores", finalizou José Costa Lima (Farmácia).

Recorde-se que os novos edifícios resultam de um investimento de 61,5 milhões de euros e vão beneficiar mais de 7 mil pessoas. As instalações já estão operacionais, mas só entrarão em pleno funcionamento a partir do segundo semestre de aulas.

Nota: Recorde aqui a sessão solene de inauguração dos novos edifícios da FMUP, da FFUP e do ICBAS. As imagens da sessão estão disponíveis aqui