Escolas da Universiade Júnior revelam "promessas" da investigação

06 de Setembro de 2011

Após um mês de “férias”, a edição 2011 da Universidade Júnior regressou no início de Setembro, trazendo consigo um reforço de peso. Tratam-se dos mais de 200 alunos do ensino secundário (10, 11º e 12º anos) que, ao longo de duas semanas, vestem a pele de investigadores da U.Porto no âmbito das três escolas da UJr: a Escola de Física, a Escola de Ciências da Vida e da Saúde” (ECVS), e a Escola de Matemática.

Tal como ordena a tradição, o reinício das atividades da UJr foi assinalado pela Escola de Física, que decorreu durante a primeira semana do mês. Tendo como palco privilegiado os espaços da Faculdade de Ciências da U.Porto, esta escola envolveu 90 alunos - incluindo vários de países de expressão oficial portuguesa, de Macau e da Galiza - na realização de diversos projetos científicos. Tudo isto ao longo de uma semana de trabalho na companhia de sondas espaciais, hologramas, nanotubos e sensores de fibras.

Já no dia 4 de Setembto, a FCUP voltou a ser a "capital" da UJR, desta vez para dar as boas-vindas aos 52 participantes da Escola de Matemática. Ao longo de cinco dias, é ali que os estudantes vão ter a oportunidade de descobrir o lado mais cativante da Matemática, enquanto exploram as teorias escondidas no bater de asas de uma borboleta, lidam com robots dinâmicos, entre outras equações dispersas por mini-cursos, palestras e projectos de grupo. A Escola encerra a 9 de Setembro, com a apresentação e discussão dos trabalhos realizados. A sessão tem início às 9h30, no Edifício dos Departamentos de Matemática da FCUP.

Por fim, assinale-se o arranque, no passado dia 5, das atividades da Escola de Ciências da Vida e da Saúde (ECVS), o projecto que tem como missão demonstrar que “há vida para além da Medicina” para quem quer estudar no campo das Ciências da Saúde. A sessão de abertura tem lugar na Aula Magna da Faculdade de Medicina e vai colocar em contacto os 72 participantes (todos eles prestes a iniciar o 12º ano e oriundos de todo o país) com os 18 projectos que vão desenvolver, em grupo, com o apoio de investigadores da FADEUP, FCNAUP, FEUP, FFUP, FMUP, FMDUP, ICBAS, IBMC, INEB e Ipatimup. À semelhança das outras escolas, os resultados dos trabalhos vão ser apresentados no congresso de encerramento da ECVS, agendado o dia 10 de Setembro, na Faculdade de Desporto (FADEUP)