Primeira engenheira portuguesa formou-se no Porto

18 de Julho de 2011

No ano em que a U.Porto comemora o seu primeiro centenário, a Unidade de Gestão de Informação da Universidade Digital alargou a pesquisa subjacente à produção de biografias de Antigos Estudantes Ilustres à de estudantes graduados pelas escolas de ensino superior que antecederam a Universidade do Porto. A investigação realizada produziu resultados surpreendentes e, em muitos casos, inéditos. Ao seguir no encalço de Rita de Moraes Sarmento, estudante na Academia Politécnica do Porto, descobriu-se estar perante a primeira portuguesa a graduar-se em Engenharia. [ver +].

Rita de Moraes Sarmento, a mais nova das quatro filhas de Anselmo Evaristo de Moraes Sarmento e de D. Rita de Cássia de Oliveira Moraes, nasceu na 11 de Fevereiro de 1872 na casa onde residia a família, na Rua do Bonjardim.

O pai, jornalista e publicista, defensor acérrimo dos ideais do Liberalismo, era o proprietário da Tipografia "Imprensa Portuguesa" e fora fundador de diversos periódicos, entre os quais a "Gazeta Literária do Porto". Na sua casa, recebia com frequência a visita de políticos e intelectuais: Teófilo Braga (padrinho da terceira filha), Oliveira Martins, Ramalho Ortigão, Camilo de Oliveira e Antero de Quental.

Não admira, pois, que num ambiente como este, as quatro irmãs tenham quebrado a tradição, frequentando o ensino superior. Enquanto as mais velhas se graduaram na Escola Médico-Cirúrgica, Rita escolheu a Academia Politécnica do Porto. Tinha apenas 15 anos quando, em 1887, se matriculou no 1.º ano do Curso de Engenheiros Civis de Obras Públicas.

Durante os primeiros quatro anos, foi a única presença feminina na Academia, pois só ao chegar ao 5.º ano é que teve uma colega de curso. Porém, no ano lectivo seguinte, de 1893-1894, já voltara a ser a única mulher entre os demais finalistas ... que eram apenas dois: Victor Machado e Luís Couto dos Santos.

O diploma obtido no final do curso habilitava-a a exercer a profissão de engenheira civil de obras públicas. Porém, não chegou a desempenhar essas funções. Em 1898 casou-se com António dos Santos Lucas, Tenente de Engenharia e Doutor em Matemática pela Universidade de Coimbra e, em 1900, fixou residência em Lisboa, onde viria a falecer, a 28 de Março de 1931.

Seria preciso aguardar mais algum tempo para que o percurso académico de Rita Moraes Sarmento fosse secundado por outra mulher portuguesa. Esta mulher foi Virgínia Moura, a primeira licenciada pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.