Carl Djerassi é o próximo Doutor Honoris Causa da U.Porto

16 de Outubro de 2011

Carl Djerassi vai ser o próximo Doutor Honoris Causa da U.Porto. O cientista químico, notabilizado pelo seu decisivo contributo no desenvolvimento da pílula anticoncepcional, será distinguido por proposta da Faculdade de Ciências em cerimónia a ter no próximo dia 28 de Outubro, pelas 15 horas, no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto.

Licenciado em Kenyon College (1942) e doutorado na Universidade de Wisconsin (1945), Carl Djerassi possui uma longa e prestigiada carreira académica. É autor de mais de 1.200 publicações científicas e de sete monografias, tendo sido galardoado com a National Medal of Science (em 1973, pela primeira síntese de um esteróide contraceptivo oral, a pílula) e com a National Medal of Technology (em 1991, por ter desenvolvido novas estratégias para o controlo de insetos).

Atualmente, é professor emérito de Química da Universidade de Stanford e membro da Academia Nacional das Ciências dos Estados Unidos e da Academia Americana das Artes e Ciências, assim como de várias academias estrangeiras. Djerassi recebeu, por diversas vezes, o doutoramento honoris causa e foi distinguido com vários títulos honoríficos. É ainda  autor de romances, novelas e peças de teatro de temas científicos. Por tudo isto, Carl Djerassi foi considerado pela Times Magazine como uma das 30 pessoas mais notáveis do milénio.

Manuel João dos Santos Monte será o Padrinho do Doutorando, que receberá de Alexandre Quintanilha o respetivo elogio.

(O Doutoramento Honoris Causa de Carl Djerassi está integrado - como evento associado - no programa de comemorações do Centenário da Universidade do Porto).