Universidade celebra 250 Anos da Aula Náutica do Porto

17 de Abril de 2012

É considerada a primeira escola de estudos superiores da cidade do Porto, constituindo por isso o primeiro embrião da Universidade do Porto.A partir da próxima quinta-feira, 19 de abril,, é esse legado que será celebrado no edifício da Reitoria (Praça Gomes Teixeira), palco da exposição "250 Anos da Criação da Aula Náutica do Porto".

Criada por alvará régio de 30 de Julho de 1762, a Aula Náutica do Porto tinha como objetivo preparar marinheiros e pilotos para os navios que saiam da barra do Douro para o Mundo. Nos seus 40 anos de existência, a Aula teve um impacto importante na atividade comercial do país, contribuindo, por exemplo, para dinamizar a exportação do Vinho do Porto.  O comércio com a Rússia e o tratado de amizade, navegação e comércio (1787), entre a rainha D. Maria I e a imperatriz D. Catarina II, foram também estimulados pelas atividades comerciais de navios que saíam do Porto e levavam a bordo mercadores e pilotos portuenses.

Na "ressaca" das celebrações do primeiro Centenário da U.Porto, é essa história que a Universidade, através do seu Museu da Ciência, quer agora levar a toda a população. Tudo isto numa exposição de instrumentos náuticos, livros, cartas de navegação e outros objetos que constituíram o material de estudo dos primeiros marinheiros formados na Aula Náutica

Entre as peças da exposição encontram-se várias relíquias históricas, de que se destacam dois grandes globos - um terrestre e outro celeste - do século XIX que foram recentemente restaurados e que serão expostos ao público pela primeira vez. A acompanhar os globos estarão documentos ligados às atividades da Aula, vários instrumentos náuticos e um valioso conjunto de cartas náuticas dos séculos XVII e XVIII.

A inauguração de "250 Anos da Criação da Aula Náutica do Porto" está marcada para as 17 horas do dia 19 de Abril. Durante a sessão vão ser apresentadas breves comunicações sobre a Aula Náutica e sobre os globos e o seu restauro. Segue-se uma visita guiada à exposição.

A exposição vai estar patente até 30 de julho, na sala de exposições temporárias do edifício da Reitoria. A entrada é livre.

Mais informações aqui.
Imagem: Detalhe da carta náutica em pergaminho de José Monteiro Salazar, datada de 1777