Rocha Peixoto, o retrato de um naturalista

08 de Fevereiro de 2012

No âmbito das comemorações do Centenário a U.Porto promove no próximo dia 16 de fevereiro, uma mesa redonda para lembrar e debater a vida e a obra de António Rocha Peixoto, arqueólogo e etnólogo português formado na Academia Politécnica, e figura incontornável da Ciência portuguesa de finais do século XIX e inícios do século XX.

Nautral da Póvoa de Varzim, António Augusto da Rocha Peixoto (1866-1909) veio para o Porto estudar para o Liceu Central e para a Academia Politécnica do Porto (uma das instituições que, em 1911, dariam origem à Universidade do Porto), onde acaba por trabalhar como naturalista. Na Academia organizou o Gabinete de Mineralogia, Geologia e Paleontologia, tendo ainda sido Professor na Escola Industrial Infante D. Henrique e Diretor da Biblioteca Pública Municipal do Porto e do Museu Municipal do Porto.

Prestigiado investigador e divulgador de ciência, Rocha Peixoto chegou a secretariar a «Revista de Portugal» fundada pelo seu conterrâneo Eça de Queirós e colaborou em outros jornais e revistas.

A mesa redonda está marcada para as 21h30, no Auditório Ruy Luíz Gomes (4º piso) do edifício da Reitoria da U.Porto e contará com a presença de Frederico Sodré Borges, professor aposentado da Faculdade de Ciências (FCUP), Luís Cabral, bibliotecário arquivista da Câmara Municipal do Porto e António Manuel Passos Almeida, técnico superior da Casa-Oficina António Carneiro.

A entrada é livre.