Os Reitores que fazem a história da U.Porto

27 de Outubro de 2011

Nos últimos 100 anos, dezoito homens passaram pelo lugar mais elevado da hierarquia da Universidade do Porto. Agora, e numa altura em que celebra o seu primeiro Centenário, a instituição presta-lhes homenagem lançando "Os Reitores da Universidade do Porto: Retratos e notas biográficas", título do primeiro título publicado no âmbito das “Edições do Centenário”.

Coordenada pelo historiador Francisco Ribeiro da Silva, professor da Faculdade de Letras da U.Porto, esta obra - publciada pela Fundação Engenheiro António de Almeida - apresenta as biografias detalhadas dos vários reitores da Universidade, assinadas por um grupo de antigos e atuais professores e investigadores do departamento de História da FLUP. Uma biografia resumida (em versão portuguesa e inglesa) e a fotografia do retrato oficial ajudam a completar o perfil humano, académico e de gestor universitário de cada reitor.
Ao traçar o percurso dos reitores da U.Porto, "o livro propõe também um trajeto pela própria história e identidade da instituição.

“Conhecendo a biografia de cada um dos reitores da Universidade, é possível compreender como a Universidade do Porto se comportou em diferentes momentos históricos e daí retirar ensinamentos sobre como enfrentar as questões contemporâneas”, sustenta o atual reitor, José Marques dos Santos, no prefácio do livro.

De resto, não faltam razões para ler uma obra que, conforme Francisco Ribeiro da Silva aponta em nota introdutória, dá a conhecer “os grandes obreiros e os principais responsáveis da construção e da afirmação da Universidade e do prestígio internacional de que hoje notoriamente goza”. Recuando aos primeiros anos da República, cruzamo-nos desde logo com Francisco Gomes Teixeira, o primeiro Reitor da U.Porto (1911-17). Pelo caminho encontramos Amândio Tavares, o reitor com o mandato mais longo (15 anos, de 1946 a 1961); recuperamos o legado de Ruy Luis Gomes, o primeiro reitor eleito após o 25 de abril (1974-75); e chegamos à modernidade na companhia de Luís Oliveira Ramos, o mais novo reitor a assumir os destinos da U.Porto, aos 42 anos (1982-85).

Entre os motivos de interesse do livro destaca-se ainda a biografia de Manuel da Silva Pinto, reitor interino (nunca chegou a ser empossado) da U.Porto entre 1974 e 1976 e agora colocado definitivamente na  galeria dos mais notáveis da Universidade. “Tanto o seu estatuto institucional, como o período de tempo em que exerceu (quase dois anos) como ainda a particular conjuntura de contestação académica que se vivia, obrigam-nos a distinguir claramente este Reitor de outros que também exerceram a função interinamente e por períodos certos parecendo-nos um acto de justiça inclui-lo nesta publicação”, justifica Ribeiro da Silva.

"Os Reitores da Universidade do Porto: Retratos e notas biográficas" constituem então o primeiro lançamento das “Edições do Centenário”, iniciativa que, tendo como pano de fundo as comemorações do Centenário da U.Porto, aposta na edição de um conjunto de obras sobre figuras e acontecimentos de especial relevância para a Universidade. “Com esta programação editorial, pretende-se não só enaltecer a atividade da instituição ao longo dos últimos cem anos como também suscitar a confrontação entre a realidade passada e os desafios futuros da Universidade”, revela José Marques dos Santos.
O lançamento do livro está marcado para a próxima sexta-feira, dia 4 de novembro, às 12 horas, na Sala do Conselho do Edifício da Reitoria da U.Porto. Na mesma altura serão descerrados os quadros oficiais de José Marques dos Santos e de Manuel Silva Pinto. A sessão vai contar com a presença do reitor da U.Porto e do presidente da Fundação Engenheiro António de Almeida, Fernando Aguiar-Branco.

Entretanto, e como "aperitivo", todos os interessados podem conhecer uma pequena biografia dos reitores da U.Porto no site do Centenário, em http://centenario.up.pt/100figuras, ou recuperar o trabalho multimédia (ver abaixo) produzido pelo JornalismoPortoNet, por altura das comemorações dos 97 anos da Universidade (2008).