Revisitar Abel Salazar na Semana da Ciência e da Tecnologia

17 de Novembro de 2011

No âmbito das celebrações da Semana da Ciência e da Tecnologia (de 21 a 25 de Novembro) e do Dia Nacional da Cultura Científica (24 de Novembro), a Casa-Museu Abel Salazar promove ao longo das próximas semanas um conjunto de atividades (exposições, oficinas e workshops) dedicadas à divulgação da ciência, tendo como pano de fundo a vida e a obra do histórico cientista e professor da Universidade do Porto.

Das várias iniciativas programadas começa por se destacar a exposição "Revisitar Abel Salazar um século depois". Será uma oportunidade para conhecer o Cientista Abel Salazar e o seu papel na História da Medicina Portuguesa, com enfoque no trabalho desenvolvido enquanto Professor Catedrático de Histologia e Embriologia e diretor do Instituto de Histologia e Embriologia da Faculdade de Medicina da U. Porto (cargos para os quais foi nomeado aos 30 anos, em 1918).

Numa passagem pela Casa-Museu Abel Salazar (Rua Dr. Abel Salazar, s/n, São Mamede de Infesta), os visitantes poderão ainda partir à descoberta de "Um Laboratório de Química - 125 anos do ISCAP - a ensinar e aprender", exposição que desenvolve a representação de um laboratório de Química que faz a ponte entre a ciência de cariz mais académico desenvolvida por Abel Salazar e a ciência de índole mais prática, desenvolvida pelo Instituto Comercial do Porto, atual ISCAP (Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto), que celebra o seu 125º aniversário em 2011.

Entretanto, os mais jovens (alunos ensino básico e secundário) são também desafiados a participar num conjunto de Oficinas / Workshops onde a figura de Abel Salazar, a Ciência e a Arte se entrecruzam. "Serei Cientista ou Pintor? Revisitar Abel Salazar um século depois" lança o mote para uma atividade na qual se pretende "dar a conhecer o Homem, o Artista e o Cientista Abel Salazar: conhecer o enquadramento de Abel Salazar na História da Medicina Portuguesa, conhecer a Histologia no tempo de Abel Salazar - as técnicas, as ilustrações, as descobertas, conhecer a Histologia atual.

Com entrada livre, as duas exposições são inauguradas no dia 21 de novembro e vão estar patentes até dia 7 de dezembro. Já os workshops decorrem de 21 a 25 de novembro, das 9h30 às 11h00 e das 14h30 às 16h00.

Inscrições e mais informações através do e-mail filipa.cmas@gmail.com ou do telefone 22 903 98 26.

CARTAZ

No âmbito das celebrações da Semana da Ciência e da Tecnologia (de 21 a 25 de Novembro) e do Dia Nacional da Cultura Científica (24 de Novembro), a Casa–Museu Abel Salazar promove ao longo das próximas semanas um conjunto de atividades (exposições, oficinas e workshops) dedicadas à divulgação da ciência, tendo como pano de fundo vida e a obra do histórico cientista e professor da Universidade do Porto.

Das várias iniciativas programadas começa por se destacar a exposição “Revisitar Abel Salazar um século depois”. Será uma oportunidade para conhecer o Cientista Abel Salazar e o seu papel na História da Medicina Portuguesa, com enfoque no trabalho desenvolvido enquanto Professor Catedrático de Histologia e Embriologia e diretor do Instituto de Histologia e Embriologia da Faculdade de Medicina da U. Porto (cargos para os quais foi nomeado aos 30 anos, em 1918).

Numa passagem pela Casa-Museu Abel Salazar (Rua Dr. Abel Salazar, s/n, São Mamede de Infesta), os visitantes poderão ainda partir à descoberta de “Um Laboratório de Química – 125 anos do ISCAP – a ensinar e aprender”, exposição que desenvolve a representação de um laboratório de Química que faz a ponte entre a ciência de cariz mais académico desenvolvida por Abel Salazar e a ciência de índole mais prática, desenvolvida pelo Instituto Comercial do Porto, atual ISCAP (Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto), que celebra o seu 125º aniversário em 2011.

Entretanto, os mais jovens (alunos ensino básico e secundário) são também desafiados a participar num conjunto de Oficinas / Workshops onde a figura de Abel Salazar, a Ciência e a Arte se entrecruzam. “Serei Cientista ou Pintor? Revisitar Abel Salazar um século depois” lança o mote para uma atividade na qual se pretende “dar a conhecer o Homem, o Artista e o Cientista Abel Salazar: conhecer o enquadramento de Abel Salazar na História da Medicina Portuguesa, conhecer a Histologia no tempo de Abel Salazar – as técnicas, as ilustrações, as descobertas, conhecer a Histologia atual.