Centenario Universidade do Porto
Myspace U.PortoFacebook U.PortoTwitter U.Porto
NEWSLETTER
 
 

Comemorações do Centenário do Nascimento de F. Gomes Teixeira

  Partilhar
11 de Maio de 1951

"A Universidade do Porto vê no prof. Gomes Teixeira, o sábio matemático que foi seu primeiro reitor e, mais tarde, reitor honorário, exemplo e modelo a imitar pelos novos que sobem para a dura batalha da vida. Por isso, com entusiasmo acedeu o Senado Universitário a perfilhar a iniciativa há dois anos tomada pelo Conselho Escolar da Faculdade de Ciências, de comemorar o 1º Centenário do nascimento do Mestre insigne, data que passou em 28 de Janeiro último." (excerto do discurso de Amândio Tavares, Reitor da Universidade do Porto, na sessão comemorativa do Centenário ode Francisco Gomes Teixeira. In O Primeiro de Janeiro,  12 de Maio de 1951)

 

Pouco tempo depois de celebrar os seus primeiros 50 anos de vida, a Universidade do Porto mobilizou-se para assinalar – ainda que com alguns meses de atraso - uma outra efeméride de grande simbolismo para a academia: o Centenário do nascimento de Francisco Gomes Teixeira, histórico matemático e primeiro reitor da Universidade.

 

Iniciada com o descerramento de uma lápide comemorativa na casa onde viveu e morreu Gomes Teixeira (no nº 148 da Rua de Costa Cabral), a homenagem teve como ponto alto a sessão que, pela noite, reuniu no salão nobre do Edifício Histórico da Universidade - “com aspecto de rara imponência”, segundo relato d’O Primeiro de Janeiro - as mais proeminentes figuras da cidade e da academia. Ali teve lugar o descerramento. Pelos netos de Gomes Teixeira, de um retrato do matemático assinado por Abel Moura, e de um busto em mármore, reprodução do conhecido busto esculpido por António Teixeira Lopes (ambos podem ser encontrados actualmente na escadaria do edifício).

 

Liderada por Amândio Tavares, a sessão iniciou com os elogios do Reitor da U.Porto às “qualidades de carácter e de inteligência que exonaram a figura de Gomes Teixeira”. Já Rodrigo Sarmento de Beires, orador oficial, lembrou a “extraordinária vocação científica”, do matemático. De resto, rematava o o docente da FEUP, "a inteligência, a perseverança no trabalho e a grandeza moral, a beleza do seu espírito justificam plenamente a homenagem prestada a tão grande português”.

 

No final da sessão "repetiram-se os aplausos, deixando toda a assistência excelentemente impressionada com o brilho e significado desta consagração prestada ao extraordinário Homem de Ciências que foi Gomes Teixeira”.

 

Foto: O Primeiro de Janeiro

 
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
« Retroceder  |  Topo da Página  |  Imprimir
«AGOSTO 2016»
DSTQQSS
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031
PRÓXIMO EVENTO
Dia da Universidade 2012 22 de Março de 2012

A tradicional Sessão Solene do Dia da Universidade será o ponto culminante das celebrações do Centenário da Universidade do Porto. Pelo Sal...

 
 
FICHA TÉCNICA   |   POLÍTICA DE PRIVACIDADE   |   TERMOS E DIREITOS
copyright 2010 U.PORTO todos os direitos reservados       PRODUCED BY 4Best 4Best

Website arquivado