Centenario Universidade do Porto
Myspace U.PortoFacebook U.PortoTwitter U.Porto
NEWSLETTER
 
 

A Faculdade Técnica: Caminho aberto para a FEUP

  Partilhar
27 de Novembro de 1915

O ensino das engenharias na Universidade do Porto nasce com a própria universidade, em 1911, a partir da integração dos antigos cursos da Academia Politécnica numa escola anexa de Engenharia na Faculdade de Ciências. Contudo, seria preciso esperar quatro anos para que a formação em Engenharia alcançasse a autonomia dentro da Universidade.

 

Na verdade, já em 1911 a Constituição Universitária de 19 de Abril estabelecia que o quadro da universidade se viria a completar “opportuna e progressivamente pela criação de faculdades de sciencias applicadas ou Escolas technicas, para os diferentes ramos de engenharia, commercio e industria”. Este desígnio acabaria por ser finalmente concretizado com a lei n.º 410 de 31 de Agosto de 1915, que estabelece a criação da Faculdade Técnica a partir da Escola de Engenharia anexa à Faculdade de Ciências. De acordo com o decreto de 27 de Novembro desse mesmo ano, a nova “escola de engenharia civil e industrial” passa a integrar os cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Minas, Engenharia Mecânica, Engenharia Electrotécnica e Engenharia Químico-Industrial.

 

Alvo de diversas reorganizações durante os seus primeiros anos de vida, a Faculdade Técnica conquistou o estatuto de escola superior de engenharia em 1919 e, já em 1921, o de estabelecimento de ensino superior profissional e de investigação científica. Em Novembro de 1926, a escola, que partilhava as instalações de Ciências no Edifício Histórico da U.Porto, assume a designação de Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Esta seria definitivamente estabelecida pelo decreto de 26 de Julho de 1930, que fixa a organização da FEUP.

 

A estas alterações de carácter funcional seguiu-se uma mudança do ponto de vista do espaço físico. Em 1937, a FEUP passa a usufruir de instalações próprias, na Rua dos Bragas, ainda que os "preparatórios" de Engenharia - correspondentes aos três primeiros anos das licenciaturas - continuem a ser leccionados em Ciências (situação que se manterá até depois 25 de Abril). No ano 2000, a faculdade volta a mudar-se, desta vez para o moderno complexo no Pólo 2, na Asprela.

 

Actualmente, a FEUP é uma das mais antigas e prestigiadas unidades de ensino e investigação a nível nacional, no ramo das engenharias. Para tal oferece um leque variado de formações nos mais variados graus de ensino. Paralelamente, constitui um importante “viveiro” de inovação e conhecimento, alimentado pelo trabalho desenvolvido pelos centros de investigação ali sedeados, em grande proximidade com o tecido empresarial e social.

 

Mais informações

 

Foto: Grupo de professores e estudantes da Faculdade Técnica (1923)

 
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
« Retroceder  |  Topo da Página  |  Imprimir
«AGOSTO 2016»
DSTQQSS
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031
PRÓXIMO EVENTO
Dia da Universidade 2012 22 de Março de 2012

A tradicional Sessão Solene do Dia da Universidade será o ponto culminante das celebrações do Centenário da Universidade do Porto. Pelo Sal...

 
 
FICHA TÉCNICA   |   POLÍTICA DE PRIVACIDADE   |   TERMOS E DIREITOS
copyright 2010 U.PORTO todos os direitos reservados       PRODUCED BY 4Best 4Best

Website arquivado