Centenario Universidade do Porto
Myspace U.PortoFacebook U.PortoTwitter U.Porto
NEWSLETTER
 
 

Criação da Faculdade de Economia

  Partilhar
28 de Maio de 1953

“O Norte do País, com as suas indústrias florescentes, com a sua considerável riqueza agrícola, com o seu largo e intenso comércio, reclama, para valorização dos seus recursos e para aproveitamento das perspectivas que se lhes rasgam, não só técnicos competentes, como também uma elite de economistas aptos a ocupar, pela sua preparação científica, as situações de mais alta responsabilidade em organizações vastas e complexas (…) A Faculdade que agora surge cabe papel do maior relevo na formação desta elite.” (Excertos do decreto governamental de 28 de Maio de 1953, que estabeleceu a criação da Faculdade de Economia da U.Porto)

 

Após quase três décadas de letargia no que à criação de novas faculdades diz respeito (a última havia sido a 1ª Faculdade de Letras, em 1919), a U.Porto viu surgir, em 1953, a Faculdade de Economia, pretendida desde os primórdios da instituição. Na verdade, com a criação da FEP retomava-se um dos objectivos iniciais da Universidade: a criação da Faculdade de Comércio, prevista no decreto de 19 Abril de 1911, que estabelecia a organização da então recém-criada Universidade do Porto.

 

O “nascimento” da FEP foi o culminar um longo processo que conheceu maior expressão após a extinção da Faculdade de Letras (1928) e do Instituto Superior de Comércio do Porto (1934). Logo em 1931, o Senado Universitário pronunciou-se favoravelmente sobre a criação de uma Faculdade de Ciências Económicas e Comerciais. Da discussão gerada nada de concreto resultou, tendo sido necessário esperar até 1948 para que o assunto voltasse a ser objecto de atenção, de novo sem resultados práticos. Numa época marcada pelo relançamento da industrialização e pelos apelos crescentes dos industriais e comerciantes da região, o caminho estava contudo em aberto. Por ocasião da sessão solene de abertura do ano lectivo 1951/1952, o Reitor Amândio Tavares colocava a criação de uma faculdade de Ciências Económicas e Financeiras entre as “principais aspirações” da U.Porto, a par do restabelecimento da Faculdade de Letras.

 

Foi portanto sob uma base de amplo consenso que, a 24 de Maio de 1953, o Governo deliberou, em decreto, a concretização da Faculdade de Economia. Anunciada e explicada à imprensa duas semanas antes, a decisão foi recebida “com regozijo” (O Primeiro de Janeiro)  no seio da academia, tendo motivado inclusivamente uma sessão oficial de felicitações (na foto) ao Senado da Universidade, a 9 de Junho.

 

A Faculdade de Economia entrou em funcionamento em Outubro de 1953, no Edifício Histórico da Universidade, na Praça de Gomes Teixeira. Mais de 20 anos depois, em 1974, o desejo de uma “casa” própria foi finalmente satisfeito com a inauguração do edifício construído de raiz no Pólo II da Universidade, na Asprela.

 

Frequentada actualmente por cerca de 3000 estudantes nos variados ciclos de estudo, a FEP oferece uma ampla oferta formativa nas áreas da Economia e Gestão. A comunidade FEP contempla ainda quase 40 gerações de licenciados e mais de 5000 antigos estudantes a desempenhar funções nos mais variados sectores de actividade. Reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho formativo e científico, a FEP foi considerada, em 2005, como a 29.ª melhor faculdade de economia do mundo, segundo o conceituado Wall Street Journal.

 

Mais informações

 

Foto: Senado da U.Porto durante a sessão de felicitações pela criação da Faculdade de Economia (O Comércio do Porto)

 
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
« Retroceder  |  Topo da Página  |  Imprimir
«AGOSTO 2016»
DSTQQSS
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031
PRÓXIMO EVENTO
Dia da Universidade 2012 22 de Março de 2012

A tradicional Sessão Solene do Dia da Universidade será o ponto culminante das celebrações do Centenário da Universidade do Porto. Pelo Sal...

 
 
FICHA TÉCNICA   |   POLÍTICA DE PRIVACIDADE   |   TERMOS E DIREITOS
copyright 2010 U.PORTO todos os direitos reservados       PRODUCED BY 4Best 4Best

Website arquivado