Centenario Universidade do Porto
Myspace U.PortoFacebook U.PortoTwitter U.Porto
NEWSLETTER
 
 

A primeira residência universitária – Lar de S. João de Brito

  Partilhar
22 de Abril de 1948

“Depois da criação da cantina, instalada num bom prédio da Rua da Boa Hora, onde os estudantes encontram num ambiente familiar refeições abundantes, bem confeccionadas e por uma diária muito reduzida, além de acolhedoras salas de jogos para os seus escassos lazeres, impunha-se a duma pousada onde pudessem encontrar o prolongamento natural dessa cama - uma casa asseiada e confortável, um quarto higiénico e dotado das indispensáveis comodidades. (..) Foi esse melhoramento ontem inaugurado, noutro belo prédio da Rua do Rosário, nº 150, a meia dúzia de passos de distância da cantina.” (In O Comercio do Porto, 23 de Abril de 1948)

 

Com a progressiva expansão dos serviços da Universidade e o consequente aumento dos estudantes, desde cedo que surgiu no seio da U.Porto a ideia de se criar uma residência dos estudantes. A intenção foi manifestada no Senado da U.Porto logo em 1934 e apontava para a instalação da nova valência no Palácio das Carrancas. Contudo, o primeiro lar para estudantes surge apenas em 1948, por iniciativa do Centro Universitário do Porto (CUP). Trata-se do Lar de S. João de Brito, situado no nº 150 da Rua do Rosário, junto à Cantina do Centro, instalada em 1944, na Rua da Boa Hora.

 

A Residência do Estudante Universitário foi inaugurada a 22 de Abril de 1948, numa cerimónia que contou com a presença de várias autoridades académicas, civis e militares da cidade (na foto). Personalidades que, de acordo com o relato d’O Comércio do Porto, ficaram “agradavelmente impressionadas com a ordem e asseio de todas as dependências da Residência”, entre as quais se contavam “nove amplas salas, com duas e três camas e um balneário”. Ali, cada estudante podia encontrar “ confortável leito, mesa de cabeceira e secretária para o estudo, boa iluminação, aquecimento”, sendo o ”custo diário do uso do cama, com direito a pequeno almoço, somente, de 2$50”.

 

Apesar da mais-valia que representava para a comunidade académica, o Lar não satisfazia as necessidades da Universidade, uma vez que só tinha capacidade para 17 estudantes. "Estou certo de que o Governo não deixará de apoiar os nossos desejos de ver todos os estudantes do Porto dignamente alojados”, apelou o Reitor da U.Porto, Amândio Tavares, logo na sessão inaugural. Já Jayme Rios de Sousa, director do CUP, lembrou que “com as residências as poderemos com mais eficiência realizar a missão de contribuir para converter a Universidade num meio social de convívio e colaboração de Mestres e Discípulos”.

 

A verdade é que, nos anos seguintes, a oferta serviços de acção social aos estudantes da U.Porto sofreria um importante reforço, que prosseguiu até à actualidade. Em meados da década de 50 existiam já nove lares (seis femininos e três masculinos) com capacidade para albergar 200 estudantes. Desde então, apareceram o Lar Infante D. Henrique (1955), o Lar de Nuno Álvares (1956), o Lar Gomes Teixeira (1958), o Lar Afonso de Albuquerque (1961) Lar Reitor Amândio Tavares (1965), entre outros.

 

Actualmente, os estudantes da Universidade do Porto dispõem de dez residências (equipadas com 1 214 camas) dispersas pelos três pólos do campus universitário. Aos Serviços de Acções Social da U.Porto (SASUP) cabe ainda a gestão de 19 unidades de alimentação (cantinas, bares, etc.), as quais servem uma média superior a 5500 refeições por dia.

 
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
« Retroceder  |  Topo da Página  |  Imprimir
«AGOSTO 2016»
DSTQQSS
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031
PRÓXIMO EVENTO
Dia da Universidade 2012 22 de Março de 2012

A tradicional Sessão Solene do Dia da Universidade será o ponto culminante das celebrações do Centenário da Universidade do Porto. Pelo Sal...

 
 
FICHA TÉCNICA   |   POLÍTICA DE PRIVACIDADE   |   TERMOS E DIREITOS
copyright 2010 U.PORTO todos os direitos reservados       PRODUCED BY 4Best 4Best

Website arquivado