Centenario Universidade do Porto
Myspace U.PortoFacebook U.PortoTwitter U.Porto
NEWSLETTER
 
 

Há fogo na Universidade! I

  Partilhar
20 de abril de 1974

"Aquela pavorosa madrugada de fogo ficará, para o futuro, como um dos marcos maios tristes da vida portuense e da cultura portuguesa. Bordando o manto rasgado da noite de 20 de abril de 1974, o fogo e as chanas abruptamente, irromperam num templo de sabedoria, destroçando parte do vetusto edifício onde há 63 anos se ergueu, altaneira, a escola que, mais tarde, se viria a tornar a Universidade do Porto (in Jornal de Notícias de 21 de abril de 1974)

 

A poucos dias da revolução de Abril, a Universidade do Porto viveu um dos momentos mais negros da sua história. Na madrugada do dia 20, o edifício Histórico da Universidade, na Praça Gomes Teixeira, foi atingido por um violento incêndio que destruiu a ala norte do edifício, levando consigo grande parte do Arquivo documental da Reitoria e das faculdades de Ciências e de Economia, que ali funcionavam.

 

Segundo a imprensa da época, o incêndio terá deflagrado pelas 3h30, quando ”rolos de fumo e línguas de fogo soltaram-se das esburacadas vidraças do 2º piso” (JN). O alerta lançado por um taxista e a rápida intervenção dos bombeiros impediram que o fogo se alastrasse às alas laterais mas não evitaram a destruição do 2º e 3º pisos (cobertura incluída) do edifício, onde funcionavam todas as instalações ocupadas pela FEP e a secção de Matemática da FCUP. Para além do salão nobre, o fogo consumiu salas e gabinetes, bem como uma parte importante dos arquivos e acervo bibliográfico da Reitoria, da FCUP e da FEP.  

 

As causas do incêndio nunca foram totalmente esclarecidas. Um curto-circuito numa sala do 2º piso edifício ou uma ponta de cigarro mal apagada no salão nobre foram algumas das causas avançadas numa primeira fase. Já as investigações da Polícia Judiciária avançaram como causa provável um incêndio num pequeno arquivo situado no último piso do edifício.

 

Apesar dos estragos causados, as atividades letivas da FCUP foram rapidamente retomadas. Logo no dia 23 de abril, e numa altura em que ainda se removiam os escombros provocados pelo fogo, as aulas recomeçaram na parte não afetada, por decisão do Conselho Escolar da Faculdade de Ciências.

 

Prolongando-se ao longo da década seguinte, a recuperação do edifício acabaria por estar na origem do descolamento dos serviços da Reitoria para o edifício do antigo CICAPO, na Rua D- Manue II. Regressariam em 1996, ano em que a FCUP iniciou a mudança para o novo edifício no Campo Alegre.

 
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
« Retroceder  |  Topo da Página  |  Imprimir
«AGOSTO 2016»
DSTQQSS
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031
PRÓXIMO EVENTO
Dia da Universidade 2012 22 de Março de 2012

A tradicional Sessão Solene do Dia da Universidade será o ponto culminante das celebrações do Centenário da Universidade do Porto. Pelo Sal...

 
 
FICHA TÉCNICA   |   POLÍTICA DE PRIVACIDADE   |   TERMOS E DIREITOS
copyright 2010 U.PORTO todos os direitos reservados       PRODUCED BY 4Best 4Best

Website arquivado