Centenario Universidade do Porto
Myspace U.PortoFacebook U.PortoTwitter U.Porto
NEWSLETTER
 
 

António Mota: “As parcerias Universidade/Empresa devem cada vez mais ser promovidas”

  Partilhar
O Olhar de...

- Engenheiro e empresário português

- Presidente do Conselho de Administração da Mota-Engil SGPS

- Antigo Estudante da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), com Licenciatura em Engenharia Civil (1977)

 

- Como é que teve origem a sua ligação à Universidade do Porto?

 

Não há ninguém, julgo eu que na minha idade não tenha saudades do seu tempo de estudante e eu não sou excepção. Grande parte da minha vida de estudante universitário coincidiu com a transição para a democracia e é enorme o conjunto de recordações (umas muito boas, outras nem tanto) que relembro.

Na infância, como muitos miúdos naquele tempo quis ser polícia, depois bombeiro, mas com a chegada à escola quis ser engenheiro e é isso que eu devo à Universidade do Porto, ter-me dado condições para me licenciar numa Universidade e numa Faculdade de que hoje, que conheço bastante do Mundo, cada vez mais me orgulho.

 

Que principais momentos guarda da sua experiência enquanto estudante da U.Porto? Qual a importância desse período no seu percurso profissional?

 

Recordo ter vivido os últimos dias da contestação académica ao antigo regime e de apesar dos períodos conturbados que se seguiram ao 25 de Abril se ter conseguido manter uma enorme qualidade de ensino e por isso é com orgulho que digo que sou Engenheiro Civil (UP), pelo muito que devo aos professores que sempre se dedicaram a esta Universidade e especialmente à Faculdade de Engenharia.

 

- Que caminho deverá ser percorrido para afirmar cada vez mais a Universidade no contexto regional, nacional e internacional?

 

Hoje, as Universidades não têm de ser só Escolas de Saber, devem desenvolver a sua actividade num contexto mais alargado de contribuírem directamente para a criação de valor na economia do País. Para isso as parcerias Universidade/Empresa devem cada vez mais ser promovidas inovando em soluções técnicas que permita, aumentar a competitividade. O Grupo a que pertenço – a Mota-Engil – estará sempre disponível para essa colaboração como é o caso da empresa BERD e a solução de pré-esforço orgânico, projecto liderado por um Professor da Faculdade de Engenharia, Eng. Pedro Pacheco.

 

- Mensagem alusiva aos 100 anos da Universidade do Porto (formato livre)

 

Estou certo de que a Universidade do Porto pode, deve e irá continuar a contribuir, não só para formar técnicos, mas também pessoas ambiciosas, capazes de ajudar este País a evoluir positivamente.

 
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
« Retroceder  |  Topo da Página  |  Imprimir
«AGOSTO 2016»
DSTQQSS
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031
PRÓXIMO EVENTO
Dia da Universidade 2012 22 de Março de 2012

A tradicional Sessão Solene do Dia da Universidade será o ponto culminante das celebrações do Centenário da Universidade do Porto. Pelo Sal...

 
 
FICHA TÉCNICA   |   POLÍTICA DE PRIVACIDADE   |   TERMOS E DIREITOS
copyright 2010 U.PORTO todos os direitos reservados       PRODUCED BY 4Best 4Best

Website
Arquivado