Centenario Universidade do Porto
Myspace U.PortoFacebook U.PortoTwitter U.Porto
NEWSLETTER
 
 

Nuno Queiroz: "É importante que a Universidade se afirme como uma 'Research University'"

  Partilhar
O Olhar de...

 - Investigador português

- Investigador do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO / U.Porto), especializado em Biologia Marinha (mais informação)

- Antigo estudante da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde completou a Licenciatura em Biologia (2001) e o Mestrado em Ecologia Aplicada (2004)

- Estudante de Pós-doutoramento da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

 

- Como é que teve origem, e se tem vindo a desenvolver a sua ligação à Universidade do Porto? Que principais momentos guarda da sua experiência enquanto estudante e investigador da U.Porto?


A minha ligação à Universidade do Porto teve início em 1997, quando entrei no curso de Biologia da Faculdade de Ciências. Em 2005, já como membro do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO - UP), finalizei o mestrado em Ecologia Aplicada, também pela U.Porto. A ligação ao CIBIO (e à Universidade do Porto) continuou durante o doutoramento e manter-se-á com o pós-doutoramento. Como investigador os principais momentos foram certamente a conclusão do doutoramento e a publicação de um artigo científico na revista "Nature".

 

- Qual a importância da U.Porto no seu percurso profissional e que modo tem ido de encontro às suas expectativas?


Em primeiro lugar, a Universidade do Porto teve  um papel fundamental na minha formação académica, desde a licenciatura até ao doutoramento e segundo, continua a ser preponderante no apoio que fornece aos centros de investigação que acolhe.

 

- Como avalia o papel desempenhado pela Universidade no seio da comunidade (cidade, região, país) e de que modo ele se poderá projectar para o futuro, com especial enfoque no campo da investigação científica?

A Universidade tem sido, provavelmente o pólo mais dinamizador da cidade do Porto atraindo para a cidade e região estudantes (e investigadores) de todo o país e mesmo estrangeiros. É importante para a cidade que a U.Porto seja a maior instituição de investigação científica portuguesa, mas acima de tudo é importante para o país que a Universidade esteja tão empenhada em se afirmar como uma Universidade ligada à investigação (Research University) com consequências óbvias no aumento da qualidade da investigação científica do país.

 

- Que caminho deverá ser percorrido para afirmar cada vez mais a Universidade no contexto regional, nacional e internacional? Como prevê o papel de uma Universidade do Porto daqui a 100 anos?

Tenho a certeza absoluta que as políticas seguidas pela Universidade do Porto levarão certamente a que se continue a afirmar a todos os níveis. Acima de tudo, desejo que daqui a 100 anos continue a atrair bons alunos, a apostar na sua formação, e assim, a formar excelentes investigadores.

 

- Mensagem alusiva aos 100 anos da Universidade do Porto (formato livre)

Parabéns pelos 100 anos e por tudo o que conseguiu. Que continue a dinamizar o Porto, cidade e região, e o país. Parabéns!

 
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
« Retroceder  |  Topo da Página  |  Imprimir
«AGOSTO 2016»
DSTQQSS
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031
PRÓXIMO EVENTO
Dia da Universidade 2012 22 de Março de 2012

A tradicional Sessão Solene do Dia da Universidade será o ponto culminante das celebrações do Centenário da Universidade do Porto. Pelo Sal...

 
 
FICHA TÉCNICA   |   POLÍTICA DE PRIVACIDADE   |   TERMOS E DIREITOS
copyright 2010 U.PORTO todos os direitos reservados       PRODUCED BY 4Best 4Best

Website
Arquivado