Centenario Universidade do Porto
Myspace U.PortoFacebook U.PortoTwitter U.Porto
NEWSLETTER
 
 

António Cruz Serra: “A U.Porto é uma das mais bem-sucedidas criações da República”

  Partilhar
O Olhar de...

- Engenheiro e professor universitário português

- Reitor da Universidade Técnica de Lisboa (2012 - )

- Professor Catedrático do IST, Presidente do Instituto Superior Técnico (IST) (2009-2012)

- Presidente do Conselho de Administração da Taguspark (2010 - )

- Antigo estudante da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), com Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica (1978).

 

 - Como é que teve origem e se desenvolveu ao longo do tempo a sua ligação à Universidade do Porto? Que principais momentos guarda da sua experiência enquanto estudante?

 

Fui estudante da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto entre 1973 e 1978. Foram tempos muito interessantes, em que criei uma profunda ligação à Universidade e à cidade.
Desse tempo, recordo desde logo o ano que antecedeu o 25 de abril, com as perturbações associadas à luta estudantil pela democracia. Lembro-me também dos anos que se seguiram à Revolução e que foram anos loucos e irrepetíveis. Todos os que os viveram na U.Porto jamais os esquecerão. Retenho ainda a vida cultural associada à Universidade, que deslumbrou o jovem de 16 anos chegado de Trás-os-Montes.

Após terminar a licenciatura, estive muitos anos sem regressar à Universidade, mas a ligação manteve-se. Por vezes participo em provas académicas na Faculdade de Engenharia e frequento com regularidade os jantares de confraternização com os meus colegas de curso.


- Qual a importância da U.Porto no seu percurso profissional?

 

A importância é imensa. Foi na FEUP que fiz a minha formação inicial como engenheiro. Foi lá que aprendi tecnologia, Física, Matemática e tive a formação de base em Electrotecnia  que passados todos estes anos permitem continuar a acompanhar a enorme mudança tecnológica que ocorreu na minha área de formação.

 

- Como avalia o papel desempenhado pela Universidade no seio da comunidade (cidade, região, país) e de que modo é que ele se poderá projetar para o futuro?

 

Eu gosto de olhar para a Universidade do Porto como uma das poucas universidades portugueses que têm um papel relevante para o progresso científico e económico do país. A U.Porto é hoje a maior universidade portuguesa, tem uma produção científica muito relevante e forma um conjunto de pessoas que representam o futuro do nosso país. O papel da U.Porto, como das outras grandes universidades portuguesas, é o de ser capaz de ser o motor que fará com que o Portugal do futuro seja muito melhor que o do presente, com recursos humanos muito mais qualificados e onde a criação de Conhecimento seja uma preocupação constante.

A Universidade evoluiu muito nos últimos 20 ou 30 anos. Faz hoje um trabalho científico incomparavelmente superior àquele que fazia no passado. Mas tem ainda muito caminho a percorrer. O grande objectivo da Universidade do Porto deve ser o de competir com as melhores universidades da Europa e do mundo, mesmo com as limitações resultantes das dotações do orçamento de estado que nos devem envergonhar.

 

Que Universidade do Porto gostaria que fosse celebrada daqui a 100 anos?  

 

Gostaria que daqui a 100 anos o país celebrasse o segundo centenário das grandes universidades portuguesas que foram criadas pela República, numa situação em que todas elas sejam players importantes no mercado global. Gostaria que estivessem entre as melhores universidades do mundo.


- Mensagem alusiva aos 100 anos da Universidade do Porto (formato livre)

 

A Universidade do Porto é uma das mais bem-sucedidas criações da República. Um século depois, isso é uma certeza. Seria uma felicidade para o governo que criou a Universidade vir cá, 100 anos depois, ver aquilo em que se transformou.

 

(Por indicação do autor, o texto não se encontra escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

 

 
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
« Retroceder  |  Topo da Página  |  Imprimir
«AGOSTO 2016»
DSTQQSS
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031
PRÓXIMO EVENTO
Dia da Universidade 2012 22 de Março de 2012

A tradicional Sessão Solene do Dia da Universidade será o ponto culminante das celebrações do Centenário da Universidade do Porto. Pelo Sal...

 
 
FICHA TÉCNICA   |   POLÍTICA DE PRIVACIDADE   |   TERMOS E DIREITOS
copyright 2010 U.PORTO todos os direitos reservados       PRODUCED BY 4Best 4Best

Website
Arquivado