Centenario Universidade do Porto
Myspace U.PortoFacebook U.PortoTwitter U.Porto
NEWSLETTER
 
 

Nuno Brandão Costa: "A Universidade tem que intervir de modo mais concreto na cidade"

  Partilhar
O Olhar de...

- Arquitecto português

- Professor Assistente  da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), desde 1999

- Antigo Estudante da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) com Licenciatura em Arquitectura (1994)

- Prémio Secil Arquitectura 2008

 

- Como é que teve origem e se desenvolveu a sua ligação à Universidade do Porto? Que principais momentos guarda da sua experiência enquanto estudante da U.Porto?

 

A origem da minha ligação à Universidade do Porto dá-se em Outubro de 1998, quando tive a primeira aula do curso de Arquitectura, no pavilhão Carlos Ramos, na Escola de Belas Artes. Foi uma aula de Desenho no auditório. Na altura os dois primeiros anos do curso da FAUP eram no fantástico e motivante ambiente das Belas Artes. No 3º ano mudámos para o Campo Alegre, para outro pavilhão Carlos Ramos. Este era desenhado pelo Siza, nosso regente da cadeira de Construção. Acho que só nos deu uma aula, na sala pequenina e intima da casa cor de rosa. Nunca mais me esqueci dessa aula.Penso que nessa altura ainda tinha algumas duvidas sobre o curso que tinha escolhido, Só sabia (e ainda sei) que aquilo que queria fazer, tinha que ser feito com desenhos. Era e é a coisa que eu mais queria fazer, desenhar. Felizmente tenho conseguido realizar a profissao a desenhar.
Quanto a momentos especiais, não guardo um em especial. São muitas coisas boas. As aulas de Projecto; as conversas com os professores, entre os estiradores e o pó da grafite a sujar o papel vegetal; as aulas do Távora sobre as viagens... E os colegas, claro, sobretudo aqueles que ficaram amigos para a vida.

 

- Qual a importância da U.Porto no seu percurso profissional e que modo foi de encontro às suas expectativas?

 

A importância pode-se dizer que é toda. Se tivesse feito o curso noutra faculdade, seria certamente outro arquitecto. Expectativas penso que não havia. Aos 18 anos não se pensa muito no futuro...

 

- Como avalia o papel desempenhado pela Universidade no seio da comunidade (cidade, região, país) e de que modo ele se poderá projectar para o futuro?

 

Falando do caso da arquitectura, para além do reconhecimento do seu prestígio, penso que a sua influência na comunidade deveria ser mais alargada e permanente. A influência da Universidade é, digamos, abstracta. Ou seja, a comunidade reconhece o seu valor, mas este não se concretiza, para além das obras dos autores que saem da Escola e vão de modo fragmentado construindo a cidade e a região, o que, diga-se de passagem, já é muito. Seria lógico se a escola fosse chamada a intervir de modo mais concreto nas questões da cidade...

 

 

- Que caminho deverá ser percorrido para afirmar cada vez mais a Universidade no contexto regional, nacional e internacional? Como prevê o papel de uma Universidade do Porto daqui a 100 anos?

 

Manter a qualidade e a exigência. Valorizar o mérito e não se academizar. Valorizar a ligação e ter atenção permanente à sociedade e ao exterior. No caso da FAUP, o seu reconhecimento reside num método de aprendizagem contínuo, em continua ligação à prática. Se não se perder esse contágio entre a Escola e a obra, o papel da U.Porto manter-se-á único.

 

- Mensagem alusiva aos 100 anos da Universidade do Porto.

 

Cem anos é um tempo impressionante. O tempo é das coisas mais importantes, para criar corpo, identidade e cultura a qualquer instituição. Estamos numa altura em que o tempo cada vez tem menos valor. Até se retirou tempo aos cursos para os tornar homogeneos. Desse tempo do saber nao se pode abdicar.

 
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
« Retroceder  |  Topo da Página  |  Imprimir
«AGOSTO 2016»
DSTQQSS
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031
PRÓXIMO EVENTO
Dia da Universidade 2012 22 de Março de 2012

A tradicional Sessão Solene do Dia da Universidade será o ponto culminante das celebrações do Centenário da Universidade do Porto. Pelo Sal...

 
 
FICHA TÉCNICA   |   POLÍTICA DE PRIVACIDADE   |   TERMOS E DIREITOS
copyright 2010 U.PORTO todos os direitos reservados       PRODUCED BY 4Best 4Best

Website
Arquivado