Centenario Universidade do Porto
Myspace U.PortoFacebook U.PortoTwitter U.Porto
NEWSLETTER
 
 

Carlos Tê: “Que a Universidade do Porto reflicta o que de melhor tem a cidade”

  Partilhar
O Olhar de...

- Letrista e músico português

- Notabilizado como o “escritor de canções” de Rui Veloso, escreveu letras para bandas como os Clã, Trovante, Salada de Frutas ou Jafumega.

- Antigo Estudante da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP), com Licenciatura em Filosofia (1986)

 

Como é que teve origem e se desenvolveu a sua ligação à Universidade do Porto? Que principais momentos guarda da sua experiência enquanto estudante da U.Porto?

 

A minha ligação à UP teve origem num exame Ad hoc e na posterior matrícula no curso de Filosofia. Guardo uma experiência normal, nessa altura a vida académica não tinha a movimentação que hoje tem.

 

- Qual a importância da U.Porto no seu percurso profissional / cívico  e que modo foi de encontro às suas expectativas?

 

A U.Porto proporcionou-me um curso de Filosofia, ou seja  a raiz de todo o saber universal, e isso tem repercussões no percurso profissional e pessoal.

 

- Como avalia o papel desempenhado pela Universidade no seio da comunidade (cidade, região, país)?

 

A Universidade do Porto tem sido fundamental na afirmação do Porto e da região Norte, pois tem formado gente que tem dado cartas quer no campo técnico/científico quer no campo humanístico. Nesse sentido, mais do que a cidade e a região, tem sido fundamental para o país.

 

- Que caminho deverá ser percorrido para afirmar cada vez mais a Universidade no contexto regional, nacional e internacional? Que Universidade gostaria que se celebrasse daqui a 100 anos?

 

Penso que num contexto de circulação de ideias e saberes a um nível global, a Universidade passou a ser definitivamente aquilo que traz subjacente no nome, ou seja um espaço de saberes universais  que podem por fim circular a outra velocidade tornando o conhecimento humano mais acessível à vida prática e comum. Nesse sentido, gostava que se celebrasse, daqui a 100 anos, uma universidade de portas abertas à sociedade, ou seja a verdadeira escola magna empenhada em melhorar o conhecimento, mas sem nunca perder de vista o questionar desse conhecimento, ou seja, vigiando a sua aplicação sob uma perspectiva Humanista.

 

- Mensagem alusiva aos 100 anos da Universidade do Porto.


Que a Universidade do Porto reflicta o que de melhor tem a cidade do Porto, a sua abnegação e a sua proverbial tendência para empreender e produzir, e que despeça de si mesmo o que de pior tem a cidade, ou seja, um certo atavismo lamuriento quando é preciso contornar a falta de meios e é preciso inventar novas formas de agir.     

 
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
« Retroceder  |  Topo da Página  |  Imprimir
«AGOSTO 2016»
DSTQQSS
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031
PRÓXIMO EVENTO
Dia da Universidade 2012 22 de Março de 2012

A tradicional Sessão Solene do Dia da Universidade será o ponto culminante das celebrações do Centenário da Universidade do Porto. Pelo Sal...

 
 
FICHA TÉCNICA   |   POLÍTICA DE PRIVACIDADE   |   TERMOS E DIREITOS
copyright 2010 U.PORTO todos os direitos reservados       PRODUCED BY 4Best 4Best

Website
Arquivado