Centenario Universidade do Porto
Myspace U.PortoFacebook U.PortoTwitter U.Porto
NEWSLETTER
 
 

Eduardo Carqueja: "Tem que ser um motor de inovação e empreendorismo na região"

  Partilhar
O Olhar de...

-Empresário e empreendedor português

- Fundador da revista "Marketeer" (1995) e da empresa Ndrive (2001)

- Antigo Estudante e Professor de Economia da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, com Licenciatura em Gestão de Empresas (1992) e Mestrado em Marketing (1999)

 

- Como é que teve origem e se desenvolveu a sua ligação à Universidade do Porto? Que principais momentos guarda da sua experiência enquanto estudante da U.Porto?

 

Ambos os meus pais diplomaram-se pela Universidade do Porto. O meu pai também foi professor da Faculdade de Economia nos anos 60 e 70, pelo que a minha relação com a Universidade vem já do berço…

Mas é no momento da entrada no primeiro ano da faculdade, com todo o ritual académico, que me apercebo que sem dúvida será a experiência de ensino que mais impacto vai ter e definirá o meu trajecto futuro.

 

- Qual a importância da U.Porto no seu percurso profissional e que modo foi de encontro às suas expectativas?

 

De aluno, passei a docente por um período de 9 anos. Pelo que não só a Universidade me enquadrou enquanto profissional como foi parte da minha carreira inicial.

  

- Como avalia o papel desempenhado pela Universidade no seio da comunidade (cidade, região, país) e de que modo ele se poderá projectar para o futuro, com especial enfoque ao nível da criação de inovação e conhecimento?

 

A Universidade tem de ser cada vez mais o motor da inovação e empreendorismo da região.

É o ambiente certo, tem as pessoas com os conhecimentos e atitude correctos, laboratórios que permitem experimentar novas ideias e tem alunos com energia para arriscar.

O desafio da classe docente a meu ver, passa cada vez mais por se assumirem como tutores de experiências desafiantes e a empreender por parte dos seus alunos. Incentivando o risco, o desafio, a mentalidade de que tudo é possível, tão próprio dos vinte anos.

Até enquadrada no espírito actual da situação do país, a Universidade não deve ter como enfoque formar a próxima geração de funcionários públicos, mas sim a próxima geração de empresários globais, nas novas áreas do saber e actividade humana.

 

- Que caminho deverá ser percorrido para afirmar cada vez mais a Universidade no contexto regional, nacional e internacional? Como prevê o papel de uma Universidade do Porto daqui a 100 anos?

 

Independentemente da nossa vontade, as empresas ficaram globais, os estados interdependentes uns dos outros e o saber universal. A universidade tem cada vez mais de se posicionar no contexto internacional, pois é o mercado natural dos seus alunos.

Tendo eu próprio sido um dos primeiros alunos do Erasmus, penso que este tipo de programas é uma das vias de preferência de evolução. Colher os benefícios da Europa implica conhecer a sua diversidade, viver bem nas suas diferentes línguas e nada melhor do que uma Universidade para iniciar os indivíduos numa experiencia multicultural que enriquece a inteligência emocional e o poder de iniciativa num contexto global.

O aluno que estuda e faz exames, é um animal do passado. A sociedade moderna exige um ser que pensa lateralmente nos problemas, arrisca com opiniões, toma a iniciativa e lidera o grupo em que se insere. A Universidade tem de encubar este novo saber, fazê-lo com base numa experiencial integral de ensino, proporcionando novas experiências aos seus alunos.

 

- Mensagem alusiva aos 100 anos da Universidade do Porto (formato livre)

 

É com grande satisfação que avalio de forma muito positiva os primeiros 100 anos da Universidade do Porto. Permitiu indubitavelmente moldar a região como um centro de saber e decisão nos negócios, artes e ciência.

Vamos comemorar e repensar o papel da nossa Universidade no próximo Século, onde os meus filhos e netos se irão integrar, na expectativa de terminarem uns seres mais completos, mais preparados para iniciar uma nova revolução de mentalidades que faça avançar novamente o saber, as artes e a ciência.

 
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
« Retroceder  |  Topo da Página  |  Imprimir
«AGOSTO 2016»
DSTQQSS
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031
PRÓXIMO EVENTO
Dia da Universidade 2012 22 de Março de 2012

A tradicional Sessão Solene do Dia da Universidade será o ponto culminante das celebrações do Centenário da Universidade do Porto. Pelo Sal...

 
 
FICHA TÉCNICA   |   POLÍTICA DE PRIVACIDADE   |   TERMOS E DIREITOS
copyright 2010 U.PORTO todos os direitos reservados       PRODUCED BY 4Best 4Best

Website
Arquivado