O(s) futuro(s) da Governação da Universidade em debate na U.Porto

03 de Fevereiro de 2012

A partir do próximo dia 8 de fevereiro, alguns dos mais respeitadas personalidades nacionais nos respetivos campos de conhecimento vão passar pela Faculdade de Economia da U.Porto (FEP) para refletir e debater os novos desafios que se colocam ao Ensino Superior em Portugal e, mais especificamente, à Universidade do Porto. O ponto de encontro será o ciclo de conferências "O(s) futuro(s) da Governação da Universidade", uma iniciativa conjunta das faculdades da Direito, Economia, Letras e Psicologia e Ciências da Educação da U.Porto (FDUP, FEP, FLUP e FPCEUP).

Debater, reunir ideias e opiniões, medir o pulso à opinião pública e especializada sobre temas relacionados com a autonomia da(s) universidade(s), financiamento, relacionamento com a sociedade civil, com o setor empresarial e outras instituições são alguns dos objetivos que se pretende responder através das quatro conferências que compõem o evento. Da mesa de debate espera-se que nasçam estratégias de liderança e de afirmação na área da investigação, da formação e da prestação de serviços ao exterior.

A primeira sessão (8 de fevereiro) será dedicada às “Dimensões Jurídicas” e vai reunir o constitucionalista Jorge Miranda, Cândido Agra, diretor da FDUP, e o Reitor da U.Porto, José Marques dos Santos, a quem caberá abrir a sessão. Seguem-se duas sessões em que se falará de “Políticas do Ensino Superior e Universidade” (28 de março) e de “Organização e Gestão da Universidade” (11 de abril). O último debate está marcado para 26 de abril e tem como tema a “Missão da Universidade”. António Fernando da Silva (diretor da Faculdade de Ciências da U.Porto) e José Madureira Pinto (professor da FEP) são os intervenientes de uma sessão que contará ainda com a intervenção de Luís Portela, Presidente do Conselho Geral da U.Porto (ver programa completo).

As sessões vão ser moderadas pelos diretores das faculdades envolvidas na organização da iniciativa, cabendo ao Diretor da FEP, João Proença, a moderação da primeira conferência e à Diretora da FLUP, Fátima Marinho, a última. O diretor da FPCE, José Alberto Correia ((FPCEUP), e Cândido da Agra (FDUP) vão moderar a segunda e terceiras conferências, respetivamente.

Todas as sessões têm início às 18 horas e têm lugar no Auditório 651 da FEP (Edificio das Pós-Graduações). A entrada é livre.

Mais informações aqui.