Primeiro-ministro no encerramento das celebrações do Centenário

14 de Março de 2012

O primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, vai estar na Universidade do Porto no próximo dia 22 de março na qualidade de convidado de honra da Sessão Solene Comemorativa do Dia da Universidade, evento que assinala o encerramento oficial das comemorações do Centenário da instituição.

Na despedida do Centenário, todos os caminhos vão dar ao Salão Nobre do Edifício Histórico da U.Porto (Praça Gomes Teixeira). Por ali vão passar, a partir das 16 horas, várias personalidades da vida académica e pública da cidade e do país, unidas pela celebração do 101º aniversário da criação da maior universidade portuguesa.

O cientista Alexandre Quintanilha é o orador convidado da sessão. Ao longo da tarde vão ainda intervir José Marques dos Santoso, reitor da U.Porto, Paulo Azevedo e Luís Portela, presidentes do Conselho de Curadores e do Conselho Geral da U.Porto, e representantes dos estudantes e funcionários da Universiade. A intervenção final ficará a cargo de Pedro Passos Coelho.

De um programa que inclui a entrega de prémios a estudantes e docentes da U.Porto (Prémios Incentivo e Prémio Excelência e-Learning U.Porto), há ainda a destacar o descerramento da lápide de "Encerramento das Comemorações do Centenário da U.Porto".

As celebrações do Dia da Universidade não vão, contudo, cingir-se à sessão solene na Reitoria. De manhã, pelas 11 horas, a U.Porto inaugura o novo Pavilhão Desportivo "Luís Falcão", situado no polo da Asprela (junto à Faculdade de Engenharia). Antes, já o Pavilhão Rosa Mota terá aberto as portas da 10.ª Mostra de Ciência, Ensino e Inovação, o certame que, ao longo de quatro dias (até 25 de março), dará a conhecer o universo U.Porto a toda a população.

Para terminar o dia, às 18h45, será lançado o livro “Cem anos – 100 palavras”, obra que reúne os cem melhores micro-contos do concurso lançado o ano passado pela U.Porto para celebrar o Centenário da Universidade. Segue-se a entrega dos prémios aos autores dos trÊs melhores trabalhos.

O que ainda falta celebrar

O Dia do Universidade coloca assim um ponto (quase) final no programa de mais de 50 eventos que, desde o início de 2011, levam as celebrações dos 100 anos da U.Porto a toda a cidade. Uma festa que, na prática, se irá prolongar até finais de 2012, através de um conjunto de iniciativas abertas a toda a população.

Daquilo que está ou falta ser celebrado destaca-se a exposição “Cinco Séculos de Desenho na Coleção da Faculdade de Belas Artes da U.Porto”, que estará patente na FBAUP e no Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR) a partir dos dias 15 e 21 de março, respetivamente. Trata-se da mais valiosa coleção de desenho alguma vez apresentada por uma Escola portuguesa, resultado da reunião inédita de mais de 300 obras - algumas das quais nunca antes expostas ao público - ilustrativas da evolução do Desenho e do próprio ensino artístico na cidade do Porto.

Das restantes propostas assinala-se o conjunto alargado de eventos que, desde 6 de março, e prolongando-se até março de 2013, celebram um pouco por todo o país outro Centenário, o do Orfeão Universitário do Porto. Ainda em 2012 está previsto o lançamento das últimas “Edições do Centenário”, uma série de obras dedicadas a figuras e instituições que marcaram a vida da U.Porto nos últimos 100 anos. Por fim, há ainda tempo para seguir o exemplo das mais de 10 mil pessoas que já descobriram os mistérios do Antigo Egito em pleno edifício da Reitoria, residência da “Coleção Egípcia da Universidade do Porto”.