Mais de 5 mil jovens "experimentam" a U.Porto na “Universidade Júnior”

25 de Junho de 2011

Arranca no próximo dia 27 de Junho, a sétima edição da “Universidade Júnior”, o programa da U.Porto que oferece uma oportunidade única a jovens alunos do 5.º ao 11.º anos de escolaridade de conhecer e experimentar os laboratórios e as salas de aula da maior universidade do país.

Aprender Grego, Japonês, Latim ou Russo, recriar uma cena semelhante ao CSI e ajudar a resolver um crime ou criar uma curta-metragem sobre a cidade do Porto através de um smartphone são algumas das actividades que vão estar ao dispor dos mais de 5100 jovens do ensino básico e secundário que este ano vão cumprir parte das férias de Verão na “Universidade Júnior”.

Para assinalar o arranque da Universidade Júnior 2011 e para ouvir dos jovens um balanço da primeira semana deste programa de iniciação ao ensino superior, o vice-reitor da Universidade do Porto responsável por este programa, António Marques, vai liderar uma visita guiada às actividades da Universidade Júnior a partir das 9h30 do próximo dia 1 de Junho, junto ao Planetário do Porto (ao Campo Alegre), local de partida para todas as actividades.

No total são 110 actividades estruturadas de acordo com cada faixa etária, que terão lugar nas faculdades e unidades de investigação da U.Porto, reunidas numa iniciativa que envolve centenas de professores, investigadores e estudantes da instituição. Este ano, mais de 800 jovens estão inscritos no programa de alojamento, alimentação e ocupação de tempos livres destinado aos participantes provenientes de localidades mais distantes do Porto, que ficarão instalados no Quartel da Escola Prática de Transmissões do Porto. Parte desse grupo é composto pelo cerca de 30 jovens de nacionalidade estrangeira que participam na “Universidade Júnior” provenientes de países como Escócia, Espanha, Holanda e Moçambique.

A Universidade Júnior 2011 é uma das actividades integradas no programa de comemorações do Centenário da Universidade do Porto.

Fotos: UJr 2010