Centenario Universidade do Porto
Myspace U.PortoFacebook U.PortoTwitter U.Porto
NEWSLETTER
 
RSS  RSS

15 anos do GABBA celebrados em livro

  Partilhar
25 de Janeiro de 2012

A Universidade do Porto promove no próximo dia 30 de janeiro, pelas 18 horas, no edifício da Reitoria (Praça Gomes Teixeira), o lançamento do livro "GABBA: A decade and a half in the life of a graduate program (1996-2011)", obra que assinala o 15º aniversário daquele programa doutoral da U.Porto e que integra o conjunto das edições do Centenário da Universidade do Porto.

 

Da autoria de Diogo Manoel, o livro apresenta um retrato do Programa Graduado em Biologia Básica e Aplicada (GABBA), recorrendo aos testemunhos de 166 estudantes e a entrevistas aos quatro coordenadores que lançaram as fundações do programa pioneiro que desde a sua criação, em 1996, contabiliza já mais de 100 doutoramentos nas áreas da Biologia Básica e Aplicada. Pretende-se ainda acrescentar um contributo para a discussão sobre as formas e funcionalidades do Ensino Superior no século XXI.

 

O livro vai ser apresentado pela investigadora Maria de Sousa, co-fundadora do programa GABBA (Graduate Program in Areas of Basic and Applied Biology), recentemente condecorada pelo Presidente da República como Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada pelos seus méritos científicos, numa intervenção intitulada "Saberes e outras histórias". Estão ainda previstas as intervenções do Reitor da U.Porto, José Marques dos Santos, de José Mariano Gago e Alberto Amaral, respetivamente Ministro da Ciência e da Tecnologia e Reitor da Universidade do Porto à data de criação do programa, bem como de Diogo Manoel, autor do livro.

 

A sessão vai decorrer na sala da Biblioteca da Reitoria da Universidade do Porto. A entrada é livre.

 

O GABBA

O Programa GABBA foi fundado em 1996 através da fusão de quatro mestrados de três faculdades da Universidade do Porto distintas: Ciências (mestrado de Genética), Medicina (Biologia Celular e Oncobiologia) e Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (Imunologia). Para além das ligações a estas faculdades, o GABBA tem beneficiado da constante interação com o Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) e o Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da U.Porto (IPATIMUP). Em cada ano letivo, o Programa recebe doze candidatos com formação em áreas relevantes da Biologia Básica e Aplicada que ganham a possibilidade de pesquisar e investigar em alguns dos melhores laboratórios do país para além de uma bolsa de doutoramento para quatro anos. De facto, 63% dos graduados do Programa GABBA encontram-se atualmente a trabalhar em centros de investigação estrangeiros, a maioria dos quais sedeados no Reino Unido e nos Estados Unidos da América.

 

Foto: IBMC



 
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
« Retroceder  |  Topo da Página  |  Imprimir
«AGOSTO 2016»
DSTQQSS
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031
PRÓXIMO EVENTO
Dia da Universidade 2012 22 de Março de 2012

A tradicional Sessão Solene do Dia da Universidade será o ponto culminante das celebrações do Centenário da Universidade do Porto. Pelo Sal...

 
 
FICHA TÉCNICA   |   POLÍTICA DE PRIVACIDADE   |   TERMOS E DIREITOS
copyright 2010 U.PORTO todos os direitos reservados       PRODUCED BY 4Best 4Best

Website
Arquivado